Em sessão na Câmara de Caxias do Sul, o vereador Sandro Fantinel (PL-RS) propôs uma lei para derrubar árvores e mata nativa no município com o argumento de “evitar desastres”. Fantinel afirmou que o “peso das árvores” causa deslizamentos e criticou as leis ambientais do Rio Grande do Sul, dizendo que impedem o desenvolvimento do estado. Em resposta, o vereador Rafael Bueno (PDT), geógrafo, acusou Fantinel de disseminar desinformação e destacou a importância do ecossistema.
“Eu vou apresentar um projeto nesta casa para que em todas as estradas principais do interior sejam retiradas a vegetação 5 metros para cada lado. Porque, o que faz desmoronar? O que faz cair a barreira? O peso das árvores. Porque com os solos encharcados, as raízes não seguram mais. Com o peso, despenca tudo junto com a terra.. E faz todos os desastres que vimos aí” explicou Fantinel.
Ver essa foto no Instagram
Histórico de polêmicas do vereador
Em fevereiro do ano passado, Fantinel foi acusado de xenofobia após ofender trabalhadores baianos no plenário da Câmara, dizendo que “vivem na praia, tocando tambor“. Ele fez essa declaração em relação aos funcionários de vinícolas resgatados em condições de trabalho semelhantes à escravidão em Bento Gonçalves.
Após receber críticas, Fantinel postou um vídeo nas redes sociais se desculpando e expressando seu apreço pelo povo baiano e por todos do Norte e Nordeste do país.
Fantinel, empresário ligado ao agronegócio e apoiador de Jair Bolsonaro, tentou candidaturas a deputado federal em 2018 e a deputado estadual em 2022, mas não foi eleito. Criador da Comissão Pró-Bolsonaro 2018, ele tem fotos com o ex-presidente e aparece armado em redes sociais.
* Sob supervisão de Lilian Coelho