AGENTES DE ELITE

Quem são os ‘kids pretos’, grupo que general colocaria para prender Alexandre de Moraes?

O grupo militar do Exército brasileiro tem como lema “qualquer missão, em qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer maneira”

Quem são os 'kids pretos', grupo que general colocaria para prender Alexandre de Moraes?
O grupo usa capacetes da cor preta – Crédito: Exército Brasileiro/Divulgação

Os militares chamados ‘kids pretos’ teriam a missão de prender o ministro do STF, Alexandre de Moraes, segundo investigação da Polícia Federal (PF).

Publicidade

O ex-chefe do Comando de Operações Terrestres do Exército, general Estevam Theóphilo, seria o “responsável operacional” por arregimentar estes militares.

Os ‘kid pretos’ são os militares da elite do Exército do Brasil. Eles integram o Comando de Operações Especiais (Copesp), do Exército.

Estes militares treinam para ações de sabotagem e de insurgência popular, conhecidas como “operações de guerra irregular”, segundo uma reportagem da revista Piauí.

Eles todos usam gorros pretos nas operações, daí a razão do nome do grupo. Os ‘kids pretos’ têm como lema “qualquer missão, em qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer maneira”.

Publicidade

Por outro lado, o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve o sonho de se tornar também um membro da força especial, em seus tempos de Exército.

Ao menos, 26 ‘kids pretos’ tiveram participação durante o governo Bolsonaro, entre eles estão os ex-ministros Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil) e Eduardo Pazuello (Saúde), e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid.

Estevam Theóphilo teria emitido sinais a Bolsonaro que concordava com a ideia de golpe, porém o ex-chefe do Executivo deveria assinar a medida.

Publicidade

Essa, portanto, é a conclusão da PF após a análise das mensagens obtidas no celular do ex-ajudante da Presidência, Mauro Cid.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.