Estado de Sítio

O que diz o documento encontrado na sala de Jair Bolsonaro?

A investigação da PF faz parte da operação que apura o envolvimento de Bolsonaro e militares nos atos golpistas de 8 de janeiro

O ex-presidente Jair Bolsonaro compareceu à sede da Polícia Federal, em Brasília, nesta quinta-feira (22), para prestar depoimento sobre seu envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado, após sua derrota nas últimas eleições presidenciais.
Bolsonaro é investigado por instigar um golpe de Estado – Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil

A Polícia Federal encontrou, na sede do PL, em Brasília, um documento citando o estabelecimento de um Estado de Sítio no Brasil. O texto, divulgado pelo g1, estava na sala do ex-presidente Jair Bolsonaro. A investigação faz parte da operação que apura o envolvimento de Bolsonaro e militares nos atos golpistas de 8 de janeiro.

Publicidade

De acordo com declarações de fontes ao blog da jornalista Natuza Nery, o documento, que aparentava ser um discurso, afirmava que a “ruptura do Estado Democrático de Direito” estava “dentro das quatro linhas da Constituição”, expressão muito utilizada pelo ex-presidente.

“Afinal, diante de todo o exposto, e para assegurar a necessária restauração do Estado Democrático de Direito no Brasil, jogando de forma incondicional dentro das quatro linhas, com base em disposições expressas da Constituição Federal de 1988, declaro o estado de Sítio e, como ato contínuo, decreto operação de garantia da lei e da ordem”, conclui o documento, que não tem assinatura.

O advogado de Bolsonaro, Fábio Wajngarten, declarou a impossibilidade de fixar a autoria do documento em Jair.

O que é Estado de Sítio?

O doutor em estudos literários, Rodrigo Marques de Oliveira, define Estado de Sítio como “o instrumento utilizado pelo Chefe de Estado em que se suspende temporariamente os direitos e as garantias dos cidadãos”. Similarmente. “os Poderes Legislativo e Judiciário ficam submetidos ao Executivo”.

Publicidade

Nesse sentido, o chefe do Executivo deve solicitar aprovação ao Congresso Nacional para decretar Estado de Sítio. Além disso, é necessário haver respaldo do Conselho da República e do Conselho de Defesa Nacional.

De acordo com o Conselho do Ministério Público, o Estado de Sítio ocorre em duas situações. Quando há comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa; e declaração de estado de guerra ou resposta à agressão armada estrangeira.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.