
Diante da decisão do governo norte-americano de aplicar novas tarifas sobre importações, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que o Brasil adotará medidas em defesa de sua economia. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (3), um dia após a Casa Branca comunicar a sobretaxa de 10% sobre mercadorias brasileiras.
“Tomaremos todas as medidas cabíveis para defender as nossas empresas e nossos trabalhadores brasileiros”, afirmou o presidente, durante um evento oficial de prestação de contas do governo. A fala foi uma resposta direta à medida do presidente Donald Trump, que incluiu o Brasil na nova política tarifária dos Estados Unidos.
Como Lula pretende reagir ao novo protecionismo americano?
A nova tarifa faz parte de um pacote mais amplo anunciado por Trump, que impacta vários países e poderá elevar os preços finais de produtos exportados pelo Brasil. A média das tarifas aplicadas tende a superar os percentuais anteriores, acendendo o alerta em setores como o do agronegócio.
Para tentar mitigar os efeitos, o Palácio do Planalto conta agora com a chamada lei da reciprocidade, aprovada nesta semana pelo Congresso. O texto, aprovado pelo Senado na terça-feira (1º) e pela Câmara dos Deputados na quarta-feira (2), estabelece bases legais para suspender benefícios comerciais e aplicar contramedidas diante de ações unilaterais de parceiros estrangeiros.
Segundo o governo, a lei permitirá agir em conformidade com as normas da Organização Mundial do Comércio (OMC) e fortalecerá a resposta brasileira a medidas que forem consideradas abusivas.
Lula também aproveitou o discurso para reafirmar princípios da política externa brasileira. Disse que o Brasil é “um país que não tolera ameaça à democracia, que não abre mão da sua soberania”.
“Que fala de igual para igual e respeita todos os países, dos mais pobres aos mais ricos. Mas que exige reciprocidade no tratamento. Defendemos o multilateralismo e o livre comércio e responderemos a qualquer tentativa de impor o protecionismo que não cabe mais hoje no mundo”, concluiu.
Ver essa foto no Instagram
Leia também: Donald Trump sobre possível terceiro mandato: ‘Não estou brincando’