A Frente Parlamentar Mista Antirracismo, um movimento inédito no cenário político, foi instalada no Congresso Nacional com diversos parlamentares, autoridades e personalidades. O grupo é formado por 147 senadores e deputados. No Senado, está sob a coordenação do senador Paulo Paim (PT-RS), e na Câmara Federal, é coordenado pela deputada Dandara (PT-MG).
“É uma data simbólica para o Brasil, para nós todos. Depois de hoje, o Congresso será diferente, porque tem uma bancada grande em defesa da população negra. Nós, aqui nessa frente, vamos sim fazer história”, disse Paim.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou o peso desta representatividade. “A gente sabe o tamanho da importância que temos e o tamanho da responsabilidade de estarmos aqui, representando um povo o qual é, majoritariamente, a parte da população que mais sofre”.
Após a instalação, juntos, todos marcharam pelos corredores do Senado Federal, rumo ao Salão Verde, da Câmara, com palavras de ordem “Sem a superação do racismo, não há democracia”. E “Povo negro unido, povo negro forte, que não teme a luta, que não teme a morte!”
Instalação e lançamento da Frente Parlamentar Mista Antirracismo no Congresso Nacional. ‘Sem a superação do racismo não há democracia’. Vem com a gente! pic.twitter.com/mlNR8iOhBO
— Senador Paulo Paim (@paulopaim) April 11, 2023
O professor, apresentador e escritor João Luiz Pedrosa discursou em prol do movimento negro.
“Participar de um momento tão importante para a história da luta contra o racismo é muito especial para mim. Desde muito cedo, as crianças negras vivenciam o racismo e educar a sociedade para ser antirracista é o caminho que devemos seguir. Espero que esse seja o começo de uma longa caminhada”, declarou João.
Além do professor, também marcaram presença a primeira deputada federal negra da história do Brasil, Benedita da Silva, entidades do movimento negro e lideranças do cenário político nacional que atuam na luta contra o racismo.