ASSISTENTE PESSOAL DE BOLSONARO

Saiba mais sobre as polêmicas envolvendo Mauro Cid, preso pela PF

O tenente-coronel Mauro Cid foi escalado para a função de ajudante de ordens do ex-presidente pouco antes da posse, em 2018.

mauro-cid
(Crédito: Reprodução)

Tenente-coronel e filho de general, Mauro Cid é ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL).  Ele prestava assistência direta ao ex-presidente, inclusive para assuntos de cunho pessoal. Mauro Cid tem mais de 20 anos de experiência no Exército e foi alçado ao posto pouco antes da posse de Bolsonaro em 2018. Ele estava pronto para assumir uma função nos EUA, quando foi chamado para a função.

Publicidade

Mauro Cid é filho do general Mauro Cesar Lourena Cid, que foi colega de Bolsonaro no curso de formação de oficiais do Exército. Durante a gestão Bolsonaro, ele teve livre acesso ao gabinete presidencial, ao Palácio da Alvorada e até aos quartos de hospitais, após cirurgias realizadas pelo então mandatário.

Polêmicas

A atuação de Mauro Cid tornou-se conhecida no noticiário nacional depois que vieram à tona suas conversas no WhatsApp com o blogueiro Allan dos Santos, do Terça Livre, no inquérito aberto para investigar a organização e o financiamento de atos antidemocráticos. O assessor também esteve envolvido no caso das joias avaliadas em R$ 16,5 milhões que Bolsonaro trouxe ilegalmente para o Brasil: foi ele o primeiro a ser designado para resgatar pessoalmente joias e relógio de diamantes. Um ofício obtido revelado pelo jornal “O Estado de S. Paulo” que Cid escalou ele mesmo para a missão. O documento enviado à Receita informando que um auxiliar do presidente iria pegar as joias era assinado pelo próprio Cid.

Nesta quarta-feira (3), ele voltou a ser notícia quando foi preso pela Polícia Federal em operação que investiga um grupo suspeito de inserir dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.

A prisão de Cid dominou as redes sociais.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.