O jornalista Allan dos Santos, apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), fez um protesto na frente do hotel onde está hospedado o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Com um microfone conectado em uma caixa de som, Allan dos Santos pediu, de NY, que os policiais brasileiros não cumpram as decisões judiciais do ministro. Para o jornalista, a liberdade de expressão está sendo violada no Brasil. Allan dos Santos afirma que não houve eleições no Brasil por não concordar com o resultado do pleito.
Os ministros participaram do Lide Brazil Conference, no Harvard Club of New York, na segunda-feira (14). Cinco ministros do STF estiveram presentes no evento: Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.
Além dos ministros, o ex-presidente Michel Temer (MDB) também esteve presente no evento e também foi alvo de manifestantes.
Allan dos Santos é investigado por dois inquéritos no STF. Um deles apura a participação do jornalista na divulgação de notícias falsas contra a Suprema Corte brasileira. O outro investiga a organização de milícias digitais montadas para atacar as instituições democráticas do Brasil.
Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva do jornalista em outubro de 2021, porém, Allan foi para os EUA e é considerado foragido desde então.
Foragido da Justiça brasileira, blogueiro Allan dos Santos ataca homem que circulava pelas ruas de Nova York. pic.twitter.com/UqHWRXUke6
— Renato Souza (@reporterenato) November 14, 2022