O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos foi condenado a cumprir um ano e sete meses de detenção em regime inicial aberto. A sentença foi estabelecida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), num processo de calúnia contra a cineasta Estella Renner, da produtora Maria Farinha Filmes.
Allan dos Santos publicou no YouTube, em dezembro de 2017, um vídeo afirmando que a cineasta é a responsável por “destruir a família e a vida de nossas criancinhas”. Estella também foi acusada, por Allan, de estimular o uso de maconha por crianças.
Esta não é a primeira sentença de prisão que Allan dos Santos recebe no Brasil. O blogueiro segue considerado foragido nos Estados Unidos, onde vive, já que teve a prisão preventiva decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, em outubro de 2021, por ataques à democracia. Allan ainda não foi incluído na lista vermelha da Interpol, um dos processos necessários para que as autoridades estadunidenses avaliem a extradição.
📢 O blogueiro foragido Allan dos Santos foi condenado a 1 ano e 7 meses de prisão por calúnia contra cineasta.
Allan disse que Estella Renner estaria estimulando o uso de drogas por crianças
Desmonetizamos pouco! pic.twitter.com/G08T0Ltwd5
— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) July 28, 2022