Distrito Federal

Saiba quem é Ricardo Garcia Capelli, nomeado por Lula interventor federal

Desde 2015, Cappelli integrava a equipe de Flavio Dino, na época governador do Maranhão.

saiba-quem-e-ricardo-garcia-capelli-nomeado-por-lula-interventor-federal
Ricardo Capelli e Flávio Dino (Créditos: Reprodução/ Twitter)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Garcia Capelli, como interventor federal. Lula decretou intervenção federal no Distrito Federal após invasões às sedes do do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal neste domingo (08).

Publicidade

O documento diz que o interventor terá atribuições “necessárias às ações de segurança pública” e que “fica subordinado ao Presidente da República e não está sujeito às normas distritais que conflitarem com as medidas necessárias à execução da intervenção”.

Além disso, o interventor poderá requisitar, se necessário, os “recursos financeiros, tecnológicos, estruturais e humanos do Distrito Federal afetos ao objeto e necessários à consecução do objetivo da intervenção”. Ele também “exercerá o controle operacional de todos os órgãos distritais de segurança pública”. 

Capelli é jornalista, pós graduado em Administração Pública, e havia sido nomeado para o ministério pelo ministro Flávio Dino. Desde 2015, Cappelli integrava a equipe de Dino, na época governador do Maranhão.

Entre 2000 e 2002, trabalhou na Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude do governo do Rio de Janeiro.  Entre 2003 a 2006 trabalhou no Ministério do Esporte, dirigindo o Departamento de Esportes Universitários, quando foi nomeado secretário de Desenvolvimento da prefeitura de Nova Iguaçu.

Publicidade

Lula nomeou o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Garcia Capelli, como interventor federal. Capelli havia sido nomeado para o ministério pelo ministro Flávio Dino. pic.twitter.com/l131hIRJ6t

— BandNews TV (@bandnewstv) January 9, 2023

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.