SENADO

“Situação no RS é extremamente grave”, diz presidente da Comissão de Infraestrutura

Senador Confúcio Moura (MDB-RO) afirmou que “muita coisa tem ligação direta com a comissão”, como as rodovias e pontes danificadas

"Situação no RS é extremamente grave", diz presidente da Comissão de Infraestrutura
“Situação no RS é extremamente grave”, diz presidente da Comissão de Infraestrutura – Créditos: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente da Comissão de Infraestrutura, senador Confúcio Moura (MDB-RO), classificou como “extremamente grave” a situação do Rio Grande do Sul, atingido por temporais e enchentes. Na abertura da reunião desta terça-feira (14), o parlamentar colocou o colegiado à disposição do estado gaúcho.

Publicidade

Estamos diante dessa tragédia no Rio Grande do Sul. Muita coisa tem uma ligação direta com nossa Comissão de Infraestrutura. As rodovias daquele estado estão danificadas, pontes, bueiros. Inclusive o aeroporto de Porto Alegre. A situação é extremamente grave“, disse.

Confúcio defendeu que senadores e deputados federais doem emendas para mitigar os danos provocados pelas chuvas no estado.

A situação é dramática. Nossa comissão se solidariza com o povo, os prefeitos e o governador do Rio Grande do Sul. Nosso partido resolveu fazer uma doação e destinar R$ 1 milhão em emendas para ajudar o estado. Todo o Congresso deveria fazer o mesmo“, sugeriu.

Tragédia no RS

Segundo o boletim mais recente da Defesa Civil, o Rio Grande do Sul registra 147 mortos, 127 desaparecidos e 806 feridos durante os temporais que atingem o estado desde o final de abril.

Publicidade

Além disso, o número de pessoas fora de casa é de 615,6 mil. No total, 77,4 mil estão em abrigos e 538,2 mil estão desalojados (em casa de amigos e parentes). O Corpo de Bombeiros informou que já foram feitos resgates de mais de 76 mil moradores e 10 mil animais.

*Texto com informações de Agência Senado

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.