PEDIDO REJEITADO

Ministra do STF nega anular indenização de Deltan a Lula por caso do powerpoint

Carmem Lúcia rejeitou pedido da defesa por motivos processuais

Ministra do STF nega anular indenização de Deltan a Lula por caso do powerpoint
O ex-procurador Deltan Dallagnol teve negado pedido de anulação para indenizar o presidente Lula no caso “powerpoint” (Crédito Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou, nesta quarta-feira (24), a anulação da decisão que condenou o ex-procurador da Operação Lava Jato Deltan Dallagnol a indenizar em R$ 75 mil o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no “caso do powerpoint. A rejeição da anulação ocorreu por motivos processuais e sequer apreciou o mérito do pedido de Dellagnol.

Publicidade

Em 2016, então chefe da força-tarefa da Lava Jato, Dallagnol fez uma apresentação de powerpoint para acusar Lula, que era investigado pela operação, de chefiar uma organização criminosa. Posteriormente, os processos foram anulados após o STF considerar o ex-juiz Sérgio Moro parcial na condução da investigação.

Em março de 2022, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou Deltan Dallagnol ao pagamento de R$ 75 mil em danos morais a Lula.

Na ocasião, Cristiano Zanin, advogado de Lula, questionou a conduta funcional de Dallagnol. Segundo ele, o ex-procurador e outros integrantes da Lava Jato usaram a apresentação de powerpoint para acusar o ex-presidente de atuar como “comandante e maestro de uma organização criminosa”.

Para o STJ, o ex- procurador usou termos desabonadores e linguagem não técnica em relação ao então ex-presidente.

Publicidade

O ex-procurador também enfrenta problemas na seara política. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, por unanimidade, a cassação do mandato do deputado federal do Podemos do Paraná acusando-o de agir para fraudar a lei da Ficha Limpa.

Porém, a cassação ainda está dependendo de uma avaliação do caso pela Corregedoria da Câmara dos Deputados e, na quinta-feira (18), o órgão despachou uma notificação para que Dallagnol apresente defesa sobre a decisão do TSE.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.