Suposta prática de abuso de poder

TSE aceita abertura de ação eleitoral contra Bolsonaro

A ação foi solicitada pelo PT e demais partidos que formaram a coligação para apoiar a candidatura do presidente Lula.

tse-aceita-abertura-de-acao-eleitoral-contra-bolsonaro
Jair Bolsonaro (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Benedito Gonçalves aceitou a abertura de uma ação de investigação eleitoral contra o ex-presidente Jair Bolsonaro pela suposta prática de abuso de poder nas eleições de 2022.

Publicidade

A ação foi solicitada pelo PT e demais partidos que formaram a coligação para apoiar a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No processo, a coligação acusa o ex-presidente de realizar eventos nas dependências dos palácios da Alvorada e do Planalto no segundo turno da campanha eleitoral. O partido cita reuniões com governadores e cantores sertanejos para anúncio de apoios à candidatura, que teriam desvirtuado a finalidade dos bens públicos com o objetivo de incentivar sua candidatura.

Ao analisar a petição inicial, o ministro entende que existem indícios suficientes para autorizar a abertura do processo. Em caso de condenação, uma das punições pode ser a decretação da inelegibilidade de Bolsonaro.

Extrai-se do material analisado que espaços tradicionalmente usados para a realização de coletivas pelo Presidente da República, no desempenho de sua função de Chefe de Estado, serviram de palco para a realização de atos ostensivos de campanha, nos quais se buscou projetar uma imagem de força política da candidatura de Jair Bolsonaro, que se evidenciaria nas alianças com governadores que alcançaram mais de 50% dos votos em seus estados já no primeiro turno e na expressividade de sua base de apoio no Congresso“, afirmou.

Publicidade

A Agência Brasil entrou em contato com a defesa da coligação e aguarda retorno.

 

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.