ENCONTRO COM REITORES

Lula: “Derrotamos o Bolsonaro, mas temos que derrotar os fanáticos”

Fala foi dirigida aos representantes das universidades públicas falando sobre o papel da educação na saída do “obscurantismo”.

Lula: “Derrotamos o Bolsonaro, mas temos que derrotar os fanáticos”
Lula falou sobre necessidade de levar a educação para as classes mais baixas (Crédito: Reprodução/ YouTube)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou, em reunião com reitores de universidades que “derrotamos o Bolsonaro, temos que derrotar os fanáticos”.

Publicidade

A frase foi dirigida aos presentes na segunda metade do encontro, quando o presidente falou por cerca de 30 minutos, até o final da conferência. Ele comentou sobre a situação de outros países e ideologias parecidas com a do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele mais uma vez comentou sobre os ataques do dia 08 de janeiro.

O encerramento da reunião foi justamente referenciando o governo anterior, com uma mensagem para o que espera do futuro do governo. “Nós, embora derrotamos o Bolsonaro, temos que derrotar o ódio, nós temos que derrotar a mentira, nós temos que derrotar as Fake News, nós temos que derrotar os fanáticos, porque essa sociedade tem que voltar a ser civilizada […], ela tem que voltar a gostar de a gente ser mais humanista, a gente ser mais fraterno, mais solidário”, discursou o presidente.

A REUNIÃO

Lula iniciou o encontro falando sobre como foram anos difíceis para os representantes do ensino superior. “Eu sei do obscurantismo que vocês viveram nestes últimos quatro anos e eu quero dizer que estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo”, anunciou.

O presidente apresentou o ministro da Educação, Camilo Santana, a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e o ministro Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.

Publicidade

Alguns reitores seguiram a fala de Lula e comentaram sobre necessidades da educação superior no Brasil. Em seguida, Santana apresentou nomes de seu ministério e cumprimentou todos os presentes, além de ressaltar que as portas estarão abertas para discutir a educação pública do país.

Lula reforçou o comprometimento do novo governo com o desenvolvimento de oportunidades para que mais pessoas possam estudar, novamente defendendo que a educação chegue às classes mais baixas.

A proposta de desenvolvimento da pasta no programa de governo quando candidato tinha maior enfoque na educação básica, discurso ao qual o presidente não se referiu. No entanto, falou sobre a necessidade de qualificação da população e de uma visão mais abrangente dos alunos universitários para além da sala de aula, prometendo uma reunião anual com os reitores.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.