Palácio do Planalto

Confira o programa de governo de Lula, eleito pela terceira vez

As propostas são apresentadas como um “programa de reconstrução e transformação do Brasil”.

confira-o-programa-de-governo-de-lula-eleito-pela-terceira-vez
Luiz Inácio Lula da Silva (Créditos: Mauro Horita/Getty Images)

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito Presidente da República neste domingo (30). Confira o programa de governo de Lula, que foi eleito pela terceira vez, e retorna ao Palácio do Planalto depois de 12 anos.

Publicidade

As propostas são apresentadas como um “programa de reconstrução e transformação do Brasil”. O plano prevê a construção de uma estratégia de desenvolvimento que busque “superar o modelo neoliberal que levou o país ao atraso”, segundo o próprio documento. Além disso, possui foco no combate à fome e à pobreza.

Economia

No plano de governo, Lula aponta uma reforma tributária, com modelo progressivo, que reduz a tributação do consumo e aumenta os impostos pagos pelos mais ricos. O presidente eleito também defende a revogação do teto de gastos, revogando “os marcos regressivos da atual legislação trabalhista”.

O projeto se opõe à privatização da Eletrobras, ao comentar sobre as estatais, e cita a “recuperação do papel da empresa como patrimônio do povo”. Além disso, cita o fortalecimento da agropecuária e desenvolvimento de projetos inovadores, com economia criativa. O documento também aponta a reindustrialização nacional e a retomada de investimentos governamentais.

Segurança Pública

O plano cita aprimorar o Sistema Único de Segurança Pública e a realização de reformas, para que haja maior eficiência e modernidade no sistema de segurança. Além disso, o projeto aposta na desarticulação de organizações criminosas, a partir do fortalecimento da investigação e da inteligência.

Publicidade

Saúde

O governo petista prevê o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), melhorando sua gestão e a valorização de profissionais da saúde. Além disso, prevê a retomada de políticas como o Mais Médicos e o Farmácia Popular.

Meio Ambiente

O plano afirma ter compromisso com a “sustentabilidade social, ambiental, econômica e com o enfrentamento das mudanças climáticas”. O projeto aponto a combate do “uso predatório” dos recursos naturais, a proteção da Amazônia, fortalecimento da Funai e o combate a crimes ambientais.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.