Reações Democráticas

Confira as manifestações de líderes e autoridades sobre a vitória de Lula

Neste domingo (30), o candidato petista derrotou o presidente Jair Bolsonaro (PL) com mais de 60 milhões de votos nas urnas.

Confira as manifestações de líderes e autoridades sobre a vitória de Lula
Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (Crédito: Alexandre Schneider/Getty Images)

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o novo presidente do Brasil. Neste domingo (30), Lula derrotou o presidente Jair Bolsonaro (PL) com mais de 60 milhões de votos nas urnas. Confira as manifestações de líderes e autoridades sobre a vitória de Lula.

Publicidade

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disputou duas eleições contra Lula e venceu as duas, nos anos de 1994 e 1998. A história dos dois presidentes está entrelaçada com a redemocratização política brasileira. Por meio de seu Twitter, FHC parabenizou a vitória do candidato petista. “Parabéns Lula pela vitória. Venceu a Democracia, venceu o Brasil!”

Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou um documento onde também parabeniza Lula pela vitória no pleito e destaca o caráter democrático das eleições do Brasil:

“Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória em uma eleição livre, justa e digna de confiança. Espero que possamos trabalhar juntos e manter a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e nos anos que virão.”

O ex-juiz e senador eleito pelo Paraná, Sergio Moro (União Brasil), utilizou o seu Twitter para dizer que fará oposição ao governo Lula, mas que trabalhará pela união “dos que querem o bem do país”.

Publicidade

Publicidade

O presidente francês Emmanuel Macron utilizou suas redes sociais para reconhecer a vitória de Lula e também afirmou seu desejo de “renovar” os vínculos entre Brasil e França:

“Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países.”

 

Publicidade

 

 

 

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.