
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o novo presidente do Brasil. Neste domingo (30), Lula derrotou o presidente Jair Bolsonaro (PL) com mais de 60 milhões de votos nas urnas. Confira as manifestações de líderes e autoridades sobre a vitória de Lula.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disputou duas eleições contra Lula e venceu as duas, nos anos de 1994 e 1998. A história dos dois presidentes está entrelaçada com a redemocratização política brasileira. Por meio de seu Twitter, FHC parabenizou a vitória do candidato petista. “Parabéns Lula pela vitória. Venceu a Democracia, venceu o Brasil!”
Parabéns Lula pela vitória. Venceu a Democracia, venceu o Brasil! pic.twitter.com/dT7AFDH3nl
— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) October 30, 2022
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou um documento onde também parabeniza Lula pela vitória no pleito e destaca o caráter democrático das eleições do Brasil:
“Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória em uma eleição livre, justa e digna de confiança. Espero que possamos trabalhar juntos e manter a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e nos anos que virão.”
O ex-juiz e senador eleito pelo Paraná, Sergio Moro (União Brasil), utilizou o seu Twitter para dizer que fará oposição ao governo Lula, mas que trabalhará pela união “dos que querem o bem do país”.
A democracia é assim. O resultado de uma eleição não pode superar o dever de responsabilidade que temos com o Brasil. Vamos trabalhar pela união dos que querem o bem do País. Estarei sempre do lado do que é certo! Estarei na oposição em 2023,respeitando a vontade dos paranaenses.
— Sergio Moro (@SF_Moro) October 30, 2022
O presidente francês Emmanuel Macron utilizou suas redes sociais para reconhecer a vitória de Lula e também afirmou seu desejo de “renovar” os vínculos entre Brasil e França:
“Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países.”