
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, está no Brasil para a cúpula de líderes da América do Sul nesta terça (30). Nesta segunda-feira (29) de manhã, ele encontrou o presidente Luis Inácio Lula da Silva e as repercussões nas redes sociais foram imediatas. Maduro chegou ao Palácio do Planalto às 10h40 acompanhado da esposa, Cilia Flores. O casal foi recebido por Lula e pela primeira-dama, Janja.
Presidente Lula recebe o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro https://t.co/7sJB2sbAd0
— Lula (@LulaOficial) May 29, 2023
Além do encontro com Lula, na agenda oficial também está uma reunião com integrantes da comitiva venezuelana e do governo brasileiro, incluindo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. As relações entre os dois países foram rompidas pelo governo anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro, que postou nas redes sociais um vídeo antigo de Lula.
Ver essa foto no Instagram
Logo que tomou posse como presidente, Lula deixou claro que iria retomar as relações diplomáticas com a Venezuela. Em 18 de janeiro, enviou uma representação oficial brasileira para atuar na embaixada em Caracas. O senador Sergio Moro(União Brasil) também foi ás redes criticar a vinda de Maduro.
O Brasil voltou a receber com honras de Estado ditadores sul-americanos, desta vez Maduro. Outro sinal negativo para a comunidade internacional pelo Governo Lula. Será cobrado do ditador o restabelecimento da democracia e dos direitos humanos na Venezuela?
— Sergio Moro (@SF_Moro) May 29, 2023
Oposicionistas ao governo Lula criticam essa posição de aproximação do Brasil com o governo venezuelano, sob o argumento de que a Venezuela é uma ditadura e que Maduro teria enfraquecido os pilares democráticos do país.