retomada

Veja as reações ao encontro de Lula com Maduro em Brasília

As relações entre os dois países foram rompidas pelo governo anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro

maduro-com-lula-e-janja
(Crédito: reprodução/TV Globo)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro está no Brasil para a cúpula de líderes da América do Sul nesta terça (30). Nesta segunda-feira (29) de manhã, ele encontrou o presidente Luis Inácio Lula da Silva e as repercussões nas redes sociais foram imediatas. Maduro chegou ao Palácio do Planalto às 10h40 acompanhado da esposa, Cilia Flores. O casal foi recebido por Lula e pela primeira-dama, Janja.

Publicidade

Além do encontro com Lula, na agenda oficial também está uma reunião com integrantes da comitiva venezuelana e do governo brasileiro, incluindo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. As relações entre os dois países foram rompidas pelo governo anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro, que postou nas redes sociais um vídeo antigo de Lula.

Publicidade

Logo que tomou posse como presidente, Lula deixou claro que iria retomar as relações diplomáticas com a Venezuela. Em 18 de janeiro, enviou uma representação oficial brasileira para atuar na embaixada em Caracas. O senador Sergio Moro(União Brasil) também foi ás redes criticar a vinda de Maduro.

Oposicionistas ao governo Lula criticam essa posição de aproximação do Brasil com o governo venezuelano, sob o argumento de que a Venezuela é uma ditadura e que Maduro teria enfraquecido  os pilares democráticos do país.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.