O vereador Sandro Fantinel (Patriota), de Caxias do Sul, RS, foi acusado de xenofobia contra baianos. Nesta terça-feira (28), Fantinel afirmou “não contratem mais aquela gente lá de cima”, após ser questionado sobre o caso em que trabalhadores foram resgatados em situação análoga à escravidão em vinícolas, em Bento Gonçalves.
Sandro Fantinel disse que daria um conselho aos agricultores, produtores e empresas agrícolas, “Conversem comigo. Vamos criar uma linha e contratar os argentinos. Todos os agricultores que tem argentinos trabalhando hoje só batem palma. São lindos, trabalhadores, corretos, cumprem o horário, mantém a casa limpa e no dia de ir embora ainda agradecem ao patrão pelo serviço prestado e pelo dinheiro que receberam”.
Depois ele finaliza a linha de raciocínio dizendo, “agora, para os baianos que a única cultura que eles têm é viver na praia tocando tambor, era normal que se fosse viver nesse programa.”
“Deixem de lado aquele povo que é acostumado com carnaval e festa, para vocês não se incomodarem novamente”, disse o vereador no vídeo.
O deputado estadual, Leonel Radde (PT), registrou um Boletim de Ocorrência contra o político do Patriota.
Sandro Fantinel afirmou ao g1, que só falou dos baianos “porque é a Bahia que tá envolvida no processo de Bento Gonçalves, se fosse Santa Catarina, eu teria falado Santa Catarina”. E que apenas se arrepende de ter afirmado que “a única cultura que os baianos têm é viver na praia tocando tambor”.
A Câmara Municipal de Caxias do Sul se pronunciou por meio de nota ao g1 e pediu desculpas ao povo baiano. “Também pedimos desculpas ao povo baiano e a todos os migrantes que se sentiram atacados, destacando que são todos muito bem-vindos em nossa Caxias do Sul.”
Leia nota na íntegra:
“A Câmara Municipal de Caxias do Sul é a Casa da Representatividade e do Respeito. Por isso, a Mesa Diretora não compactua com nenhuma manifestação de preconceito, discriminação, racismo ou xenofobia.
Em decorrência do pronunciamento do vereador Sandro Fantinel/PATRIOTA em relação a trabalhadores baianos, na sessão ordinária da última terça-feira (28/02), ressaltamos que foi um posicionamento individual do parlamentar. Não traduz o pensamento e os valores da instituição e nem da totalidade dos vereadores.
Também pedimos desculpas ao povo baiano e a todos os migrantes que se sentiram atacados, destacando que são todos muito bem-vindos em nossa Caxias do Sul.
Caxias do Sul, 1º de março de 2023.”
Ver essa foto no Instagram
Leia também: