abuso sexual

Yanomami: Governo apura denúncia de 30 meninas grávidas de garimpeiros

Agora, o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania está investigando o caso e deve ouvir as pessoas envolvidas.

Governo Federal apura denúncia de 30 meninas yanomamis grávidas de garimpeiros
(Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O ministro de Direitos Humanos (MDHC) e da Cidadania, Silvio Almeida, afirmou que está apurando a denúncia de que 30 meninas Yanomamis foram abusadas e engravidaram de garimpeiros ilegais na Terra Yanomami.

Publicidade

“Estamos fazendo um relatório de violação de direitos humanos neste contexto e a Secretaria Nacional da Criança e Adolescente, ao colher as informações, chegou a informação de que haveria ao menos 30 adolescentes grávidas dos garimpeiros, disse o ministro em entrevista à GloboNews.

A denúncia do abuso foi feita ao MDHC em uma reunião do Ministério que procurava apurar possíveis violações aos direitos humanos dos indígenas. Em uma  das primeiras reuniões, após relatos dos líderes indígenas, os secretários conseguiram afirmar que os povos vivem um “cenário de insegurança” no seu próprio território.

Agora, o MDHC está apurando a denúncia e deve ouvir as pessoas envolvidas.

Publicidade

VIOLÊNCIA SEXUAL

Em um relátorio, chamado “Yanomami Sob Ataque”, de abril do ano passado, apareceram dezenas de relatos de que os garimpeiros estupravam mulheres e meninas Yanomamis. As mães das jovens relataram o medo da violência sexual cometida por garimpeiros. Por meio dos relatos, foi evidenciado que os invasores exigiam sexo com meninas e mulheres Yanomamis em troca de comida.

“Os garimpeiros têm sempre uma louca vontade de transar. Quando as pessoas disseram que eles se aproximavam, eu fiquei com medo. Por isso, desde que ouço falar dos garimpeiros, eu vivo com angústia”, foi dito em um dos relatos.

O relatório também citou que indígenas eram embriagadas e depois estupradas pelos invasores. “Os garimpeiros estupraram muito essas moças, embriagadas de cachaça”, afirmou outro relato.

Publicidade

 A SITUAÇÃO YANOMAMI E O GARIMPO ILEGAL

A Terra Yanomami é o maior terrtório indígena do Brasil e enfrenta uma situação absurda atualmente. A Terra sofre umas das piores crises sanitárias da história.

O garimpo ilegal na região promove intensamente o aumento de doenças no território, causa violência, conflitos armados, devasta o meio ambiente, tanto com desmatamento, quanto com a poluição de rios com mercúrio e, além disso, espanta a caça, degradando os recursos naturais dos Yanomamis.

*Texto sob supervisão de Lilian Coelho 

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.