Saiba o que é o Fundo Amazônia

Yanomami: governo federal irá ajudar com recursos do Fundo Amazônia

A declaração da ministra foi feita em uma entrevista coletiva em Brasília, após uma reunião com Svenja Schulze, ministra da Cooperação da Alemanha.

Yanomami governo federal irá ajudar com recursos do Fundo Amazônia
(Crédito: Andressa Anholete / Getty Images)

O governo federal irá ajudar o povo Yanomami com recursos do Fundo Amazônia, informou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, nesta segunda-feira (30).

Publicidade

A declaração da ministra envolvendo o povo Yanomami e o Fundo Amazônia foi feita em uma entrevista coletiva em Brasília, após uma reunião com Svenja Schulze, ministra da Cooperação da Alemanha, de acordo com o g1. “Os recursos do Fundo Amazônia serão deslocados para ações emergenciais. Essas ações estão sendo tratadas em vários níveis: saúde; o problema da grave situação de fome, que está assolando as comunidades; segurança, para que as pessoas possam ficar em suas comunidades, e isso tem a ver com operações de desintrusão do garimpo criminoso nessas comunidades”, declarou Marina Silva.

O QUE É FUNDO AMAZÔNIA?

O Fundo Amazônia foi criado para captar doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, combater o desmatamento, e promover a conservação e uso sustentável da Amazônia Legal.

Criado em 2008, o fundo também apoia o desenvolvimento de sistemas de monitoramento e controle do desmatamento no restante do Brasil e em outros países tropicais.

Os governos de Alemanha e Noruega respondem, juntos, por mais de 99% dos depósitos nesse fundo. Quem administra os recursos e aprova os projetos é o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Publicidade

Segundo o g1, entre 2009 e 2018, o fundo aplicou mais de R$ 1 bilhão em 103 projetos de órgãos públicos e organizações não-governamentais.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.