vigilância e assistência médica

Com 709 casos de mpox no Brasil, ministério convoca reunião

Em comunicado, a pasta informou que o encontro busca atualizar as recomendações e o plano de contingência

Diante do aumento de casos de mpox, o Ministério da Saúde convocou uma reunião com o objetivo de discutir a situação da doença no Brasil.
Meta é atualizar serviços de emergência e assistência médica – Crédito: Canva

Diante do aumento de casos de mpox e da circulação de uma nova variante do vírus na África, o Ministério da Saúde convocou uma reunião para esta terça-feira (13), com o objetivo de discutir a situação da doença no Brasil.

Publicidade

Em comunicado, a pasta informou que o encontro busca atualizar as recomendações e o plano de contingência. “Será realizada reunião com especialistas nesta terça-feira para atualização dos serviços de vigilância e assistência médica”, destacou.

O ministério ressaltou que monitora a situação globalmente, em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês). Segundo a pasta, o risco para o Brasil é considerado baixo neste momento.

Segundo a reportagem da Agência Brasil, dados oficiais apontam que, em 2024, o Brasil registrou 709 casos de mpox e 16 óbitos, o último em abril do ano passado. Sobre a vacinação, o ministério lembrou que, em 2023, a imunização ocorreu em caráter emergencial, com uso provisório autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Ministério da Saúde afirmou que, caso surjam novas evidências que demandem ajustes no planejamento, as medidas necessárias serão implementadas e comunicadas oportunamente.

Publicidade

Na semana passada, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou a convocação de um comitê de emergência para avaliar o surto de mpox na África e o risco de disseminação internacional. Tedros explicou que a decisão foi motivada pelo aumento de casos fora da República Democrática do Congo, impulsionado por uma mutação que facilitou a transmissão de pessoa para pessoa, além de casos suspeitos na província de Kivu do Norte.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.