BEBIDAS ALCOÓLICAS

Consumo de álcool: como afeta o organismo, dependendo da hora do dia?

Especialistas afirmam que existem alguns fatores que influenciam na diferença entre beber ao meio-dia ou durante o jantar

Entenda como o consumo de álcool afeta o organismo
Entenda como o consumo de álcool afeta o organismo – Créditos: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Um artigo do The New York Times, que conta com os pontos de vista de vários psiquiatras e especialistas, explica as diferenças sobre o consumo de álcool durante o dia e à noite.

Publicidade

É possível que, à noite, você esteja mais atento aos sinais de que chegou a hora de parar de beber, por exemplo, quando a comida termina. Mas a novidade de ingerir uma bebida alcoólica à tarde faz com que as pessoas nem sempre controlem o quanto consomem“, afirma Akhil Anand, psiquiatra da Clínica Cleveland ao The New York Times.

Se você bebe ao longo do dia e não está necessariamente atento a onde conseguir sua próxima refeição, também é lógico que não tenha alimentos no estômago para ajudar a retardar a velocidade com que seu corpo absorve o álcool, o que provavelmente levará à intoxicação em um período de tempo mais curto“, ressalta Anand.

Álcool durante o horário matinal

A professora adjunta de psiquiatria na Johns Hopkins Medicine, Sarah Andrews, explica quais são os fatores do horário matinal que podem influenciar o organismo ao consumir alguma bebida. “Beber quando está sol, especialmente no verão, aumenta as chances de desidratação, e a desidratação pode intensificar os efeitos da intoxicação: fadiga, tontura ou simplesmente perder o controle“, pontua.

Ela acrescenta que “isso se soma à natureza desidratante do próprio álcool, que atua como diurético e expele líquidos do seu organismo, fazendo você urinar com mais frequência. Como beber durante o dia pode ser tão desidratante, é provável que os sintomas da ressaca sejam piores“.

Publicidade

Como evitar a ressaca?

Segundo os especialistas, as maneiras recomendadas de evitar a ressaca são beber pelo menos um copo de água para cada bebida alcoólica, garantir que se coma o suficiente, evitar bebidas açucaradas e, é claro, limitar a quantidade total de álcool consumido.

Quanto à noite, Anand afirma que o consumo de álcool compromete o sono REM. Dessa forma, o psiquiatra sugere que se há a “a previsão de deixar um período de três ou quatro horas entre a última bebida e o momento de ir dormir – especialmente se beber água e comer durante esse tempo – seu corpo pode ter a oportunidade de metabolizar o álcool antes de dormir, o que permitiria um descanso adequado“.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.