ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Descubra os benefícios da dieta mediterrânea para a longevidade feminina

Segundo estudo, o plano alimentar mediterrâneo é um estilo de vida comprovadamente benéfico para a saúde a longo prazo e mulheres são mais beneficiadas

dieta-mediterrânea
Dieta mediterrânea e os benefícios para mulheres – Crédito: Canva

Um recente estudo revelou que mulheres que seguem rigorosamente a dieta mediterrânea tendem a viver significativamente mais do que aquelas que não a adotam. Este plano alimentar não é apenas uma tendência passageira, mas um estilo de vida comprovadamente benéfico para a saúde a longo prazo.

Publicidade

O levantamento analisou mais de 25 mil mulheres ao longo de 25 anos. Assim, foi identificado que aquelas que estavam comprometidas com a dieta mediterrânea tinham 1/4 a menos de risco de morte. Os benefícios observados estendem-se desde a diminuição da mortalidade por câncer até doenças cardiovasculares, principais causadoras de óbitos.

O que é a dieta mediterrânea?

A dieta mediterrânea se destaca por seu foco em ingredientes frescos e naturais. Desta forma, frutas, vegetais, grãos integrais, feijões e sementes são base para as refeições. Além disso, utilizam ainda poucas nozes e um destaque especial para o azeite de oliva extra virgem. Gorduras são raramente consumidas, bem como alimentos refinados e açúcares.

Qual foi a metodologia do estudo?

O estudo, publicado no JAMA Network Open, coletou dados sobre alimentação e biomarcadores de 25.315 mulheres saudáveis entre 1993 e 1996, com reavaliações feitas entre 2018 e 2023. Os resultados mostraram que um seguimento rigoroso da dieta mediterrânea reduziu o risco de morte precoce em 23%, diminuindo os riscos de morte por câncer em 17% e por doenças cardíacas em 20%.

“Neste estudo, a adesão à dieta mediterrânea foi um proxy para a qualidade da dieta. Aqueles que aderiram mais de perto estavam comendo mais legumes, mais vegetais, mais frutas, menos carne e menos carnes processadas”, explica à CNN Dr. David Katz, especialista em medicina preventiva e de estilo de vida que fundou a  True Health Initiative, uma coalizão global de especialistas sem fins lucrativos dedicada à medicina de estilo de vida baseada em evidências.

Publicidade

Por que as mulheres se beneficiam?

As mulheres possuem características biológicas e necessidades nutricionais distintas dos homens, o que torna vital a adoção de uma dieta adequada. O estudo destacou que o cérebro feminino, o coração, além dos sintomas cardíacos e o metabolismo de substâncias, funcionam de maneira diferenciada. Além disso, a menarca e a menopausa, que fazem parte do ciclo de vida feminino, trazem uma série de riscos à saúde.  A alimentação adequada como a mediterrânea pode equilibrar estas situações.

“Para mulheres interessadas em longevidade, nosso estudo mostra que seguir um padrão alimentar mediterrâneo pode resultar em uma redução de cerca de um quarto no risco de morte ao longo de mais de 25 anos, com benefícios tanto para o câncer quanto para a mortalidade cardiovascular, as principais causas de morte”, afirma à CNN a autora sênior do estudo, Dra. Samia Mora, cardiologista do Brigham and Women’s Hospital e professora de medicina na Harvard Medical School, em Boston.

* Texto publicado originalmente em Bons Fluidos

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.