ENTENDA A POLÊMICA

“DIU afronta a moralidade cristã”, diz juiz sobre caso do Hospital São Camilo

Otavio Tioiti Tokuda, da 10ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo, rejeitou pedido de liminar da Bancada Feminista do Psol

DIU-hospital-são-camilo
Hospital São Camilo se recusa a colocar DIU em paciente. “Questões religiosas” – Crédito: Reprodução

O juiz Otavio Tioiti Tokuda, da 10ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), rejeitou uma liminar do Psol. A ação é contra o Hospital São Camilo. O argumento do magistrado, contudo, é de que o uso de métodos anticoncepcionais, “por mera busca de prazer sexual”, afrontam a moralidade cristã. A informação é da jornalista Mônica Bergamo.

Publicidade

A Bancada Feminista do Psol afirma que a instituição presta serviços ao SUS (Sistema Único de Saúde) e, portanto,  deve estar subordinada às regras do direito público e não à religião.

Entenda o caso

Inicialmente, a produtora de conteúdo Leonor Macedo, de 41 anos, procurou a unidade da Pompeia do hospital, na Zona Oeste da capital, para implantar um DIU.

Porém, a médica disse que eles não fazem o procedimento por se tratar de uma instituição religiosa. “Fiquei em choque, imagina, nunca tinha passado pela minha cabeça que em 2024 isso poderia acontecer e que as coisas ainda eram tão atrasadas assim”, afirmou Leonor à Folha de SP.

O que diz o hospital São Camilo?

“Em todas as unidades a diretriz é não realizar procedimentos contraceptivos em homens ou mulheres, exceto em casos de risco à saúde”

Publicidade

A paciente, por fim, informou que o hospital fez novo contato. Os responsáveis disseram que não colocam DIU nem fazem vasectomia. Também afirmam, em resumo, que o DIU, é “quase um aborto de um ser vivo“, e que o procedimento só é feito “em casos graves. Porém, não como método contraceptivo”.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.