O governador João Doria (PSDB) disse nesta sexta-feira (17) que o estado de São Paulo irá negociar diretamente com a farmacêutica Pfizer para adquirir a vacina contra Covid-19 para crianças.
“Ontem orientei o nosso secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, e a Regiane de Paula, que é a coordenadora do PEI (Programa Estadual de Imunização) a procurarem a Pfizer e negociarem a aquisição da vacina da Pfizer para aplicação em crianças na fixa etária de 5 a 11 anos, independentemente do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Imunização“, disse ele em coletiva de imprensa na manhã desta sexta (17).
De acordo com Doria, o estado tem dinheiro e condições de dar celeridade para o processo de vacinação de crianças.
“A orientação foi imediatamente dentro dos preceitos legais fazer inclusive a aquisição da vacina, independentemente do Programa Nacional de Imunização. Nós temos recursos em caixa e a orientação foi pra que possamos vacinar. Isso representa 8 milhões de crianças nessa faixa etária aqui no estado de São Paulo“, completou o governador.
A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo encaminhou na quinta-feira (16) um ofício à empresa comunicando o interesse.
Também na quinta, um ofício da pasta foi enviado ao Ministério da Saúde solicitando urgência na liberação de doses da Pfizer próprias para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos.
A imunização contra a Covid-19 para essa faixa de idade com a vacina da Pfizer foi aprovada nesta quinta-feira (16) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A gestão de João Doria ainda aguarda a aprovação do uso da CoronaVac em crianças.
Inadmissível o Governo Federal não iniciar imediatamente a vacinação das nossas crianças. É muito descaso com a vida dos brasileiros. Eles continuam relativizando uma pandemia que arruinou famílias inteiras. É sórdido perpetuarem o sofrimento de pais, mães e filhos. #VacinaJá pic.twitter.com/Z6ShQGUarz
— João Doria (@jdoriajr) December 16, 2021