fim da interrupção unilateral

Lira anuncia que cancelamento de planos de saúde será suspenso

Presidente da Câmara dos Deputados fez um acordo após realizar reunião com representantes das principais seguradoras do país

planos
Lira se reuniu com seguradoras de saúde e afirma que cancelamento de planos por doença grave não será permitido – Créditos: Reprodução/Agência Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou a suspensão dos cancelamentos de planos de saúde para pacientes diagnosticados com doenças graves após realizar uma reunião com representantes de seguradoras.

Publicidade

A conversa contou com a participação de seguros como Bradesco Saúde, Amil e Unimed. Através das redes sociais, compartilhou que fez um acordo com as operadoras nesta terça-feira (28). A medida visa proteger milhares de brasileiros que enfrentam desafios significativos em meio a tratamentos médicos cruciais.

O Procon-SP, registrou um aumento em 85% das reclamações de consumidores ligadas a rescisões unilaterais dos planos de saúde entre abril e maio deste ano. Similarmente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), recebeu um número de solicitações 99% mais alto no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o ano passado.

Atualmente, a legislação que trata dos planos de saúde coletivos permite esses cancelamentos – especialmente em casos onde os segurados dão “prejuízo” para as operadoras. Em abril, a Folha de S. Paulo denunciou o caso de uma idosa de 102 anos que recebeu um aviso de cancelamento de seu plano de saúde. Ela utilizava o serviço há mais de 30 anos e pagava R$ 9,3 mil por mês. A empresa acabou recuando da rescisão após a repercussão negativa do caso.

“Uma boa notícia para os beneficiários dos planos de saúde: em reunião realizada agora há pouco com representantes do setor, acordamos que eles suspenderão os cancelamentos recentes relacionados a algumas doenças e transtornos”, escreveu Lira em sua conta oficial no X. O presidente da Câmara não deu mais detalhes sobre o acordo.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.