Raiva humana

Minas Gerais confirma terceiro caso de raiva humana em crianças

A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que acomete mamíferos, inclusive o ser humano.

minas-gerais-confirma-terceiro-caso-de-raiva-humana-em-criancas
Duas crianças não resistiram a doença (Crédito: Canva)

Minas Gerais confirmou o terceira caso de raiva humana em crianças. As infecções foram identificadas na zona rural do Vale do Mucuri, na cidade de Bertópolis. Os dois primeiros relatos foram de mordida de morcego. Um menino de 12 anos e uma criança de cinco anos não resistiram. A Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) investiga um quarto caso suspeito, uma menina de 11 anos que aguarda os resultados dos exames.

Publicidade

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que em 2022, foram notificados dois casos de raiva humana em indígenas no município de Bertópolis. De acordo com a SES-MG a campanha de vacinação antirrábica animal, canina e felina acontecerá em Minas nos meses de agosto e setembro. O objetivo é interromper a transmissão da raiva nas populações canina e felina.

A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que acomete mamíferos, inclusive o ser humano. A transmissão é quando se tem o contato com o vírus pela saliva do animal infectado, que penetra no organismo através da pele ou de mucosas, após mordida ou arranhão. A doença pode ser fatal.

Os sintomas incluem mudanças de comportamento, inquietude, perturbação do sono, alterações na sensibilidade, queimação, formigamento e dor no local da mordida. Conforme a evolução da doença o paciente pode sentir febre e ter alucinações.

Nas redes sociais pessoas comentam sobre o caso.

Publicidade

Publicidade