À medida que se envelhece é comum o surgimento de doenças relacionadas ao declínio do funcionamento do cérebro. O neurocientista Robert Love destaca, porém, que a condição pode ser evitada com mudanças simples nos hábitos de vida, a exemplo da alimentação. Segundo ele, algumas doenças são capazes de comprometer a qualidade de vida do indivíduo.
Com mais de 2,1 milhões de seguidores e 15,9 milhões de curtidas em suas redes sociais, o neurocientista costuma compartilhar conhecimentos sobre a saúde do cérebro. “Ajudo as pessoas a melhorar a memória para que possam prevenir a demência e o Alzheimer”, escreveu o especialista.
Exemplos de alimentos saudáveis
Em um vídeo a respeito dos alimentos e bebidas recomendados para melhorar o principal órgão do sistema nervoso, Love elencou o chocolate amargo, chá de matcha, sardinha, ovos e mirtilos..
O primeiro item da listagem ofereceu uma série de benefícios para o cérebro em pesquisas científicas, segundo o expert: “Foi evidenciado que o chocolate [amargo] aumenta a neurogênese em estudos STEM, que é o crescimento das células cerebrais”.
Demonstrou-se que o alimento melhora a memória em estudos controlados por placebo. Outro resultado positivo de consumir chocolate amargo envolveu a angiogênese, no caso, o crescimento de novos vasos sanguíneos.
O neurocientista também citou como o chá de matcha favorece a saúde cerebral. Ele definiu a substância como um “chá verde com esteroides”. De acordo com Robert Love, o chá de matcha tem 10 vezes mais antioxidantes do que a infusão de chá verde.
O especialista frisou que as sardinhas são benéficas para o principal órgão do sistema nervoso por ter na composição ácidos graxos ômega 3, em especial o DHA. “Se quer um cérebro saudável, precisa consumir gorduras boas para que o cérebro tenha os recursos de reparação e produção de novas células”, explicou.
@robertwblove Why SARDINES Are So Good For Your Brain. #Sardines #BrainFood #HealthyFats #Omega3s #BrainFitness #Neuroscience #RobertLove #RobertWBLove #BetterMemorySystem ♬ original sound – Robert Love
Segundo o expert, a necessidade de proteína aumenta com o passar dos anos, isto é, o envelhecimento. “Portanto, os ovos não são apenas ricos em colina, mas também em proteínas. Há um bônus, as vitaminas do complexo B, que são realmente importantes para a produção de neurotransmissores” pontuou.
Em relação aos mirtilos, Robert Love recomendou consumir o alimento no café da manhã ou como sobremesa. O especialista acrescentou que a fruta é uma poderosa fonte de polifenóis.