A mistura meia xícara de aveia em flocos com uma xícara de água e o suco de meio limão fez sucesso nas redes sociais como uma forma de perder peso. A dica é beber todos os dias como um substituto ao café da manhã.
O truque viralizou com o nome de ‘oatzempic‘, uma junção das palavras oat (aveia em inglês) e Ozempic, fazendo uma analogia ao medicamento para diabetes que também é utilizado para a perda de peso. Mas será que a bebida realmente funciona?
@eatingwell Here’s our dietitian @Jessica Ball’s take on the “Oatzempic” trend, and if it will actually help you lose weight 👀 #dietitiansoftiktok #oatzempic #weightloss ♬ sail away (instrumental) – lovelytheband
Qual a relação com o Ozempic?
A sensação de saciedade é a principal característica que a aveia tem em comum com o Ozempic. O medicamento funciona em parte imitando um hormônio chamado GLP-1, que o corpo libera após comer. O hormônio retarda o movimento dos alimentos pelo intestino e sinaliza saciedade ao cérebro. Entretanto, a quantia liberada após o consumo da aveia é muito menor e não tão duradoura.
Quais os benefícios da aveia?
A nutricionista do programa de medicina do estilo de vida no Trinity Health Ann Arbor, Emily Haller contou à Folha de S.Paulo que, não há nada de mágico sobre o alimento, apesar de ser muito nutritivo.
Ela explica que a aveia é uma boa fonte de fibra solúvel, especialmente um tipo chamado beta-glucana, que tem sido indicada para reduzir os níveis de colesterol e diminuir os picos de açúcar no sangue após as refeições. Além disso, por conta das fibras, pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas e certos tipos de câncer.
Um estudo publicado na revista médica BMJ, mostrou que o consumo de aveia, juntamente com outros cereais integrais, contribui para diminuir o risco do câncer no intestino. Os pesquisadores comprovaram que, a cada 10g a mais dessas fibras consumidas, reduz em 10% o risco da pessoa desenvolver a doença.
Outro benefício trazido pelo consumo do cereal é o bom funcionamento do intestino. A beta-glucana aumenta a viscosidade do bolo alimentar, o que faz com que a comida fique mais tempo no estômago. Sendo assim, aumenta a sensação de saciedade que, por sua vez, pode contribuir para o controle de peso.
Uma pesquisa da Universidade de Viena realizada com idosos mostrou que aqueles que consumiram aveia diariamente por 12 semanas reduziram a prisão de ventre e o uso de laxantes.
Como incluir o cereal na sua dieta de forma saudável?
Já presente no café da manhã de muitos brasileiros, a aveia também pode ser um ingrediente em diversas receitas e refeições ao longo do dia. Pode ser encontrada na forma de farelo, flocos ou farinha.
A forma mais popular de consumo é o mingau de aveia que é feito com leite e açúcar. Para potencializar os nutrientes, pode-se acrescentar frutas como morango, uvas, banana e mamão. Assim, além de uma comida mais saborosa, há mais benefícios provenientes do cereal. Além disso, a aveia pode substituir a farinha de trigo em diferentes receitas saudáveis de panquecas, bolos, etc.
* Sob supervisão de Lilian Coelho
Siga a gente no Google Notícias