Nesta quarta-feira (14), médicos do Exército do Sri Lanka anunciaram a remoção da maior e mais pesada pedra no rim do mundo, com 801 gramas e 13,37 centímetros de comprimento. Segundo o exército do país, o seu peso é cinco vezes o de um rim masculino comum, este que tem em média de 10 a 12 cm.
A pedra entrou para o Guinness Book. Superando a maior pedro no rim já registrada pelo Guinness World Records, de 13 centímetros e encontrada na Índia, em 2004, e também a mais pesada, de 620 gramas, relatada no Paquistão, em 2008. O cálculo renal foi retirado de Canistus Coonge, sargento aposentado de 62 anos. Ele passou pela cirurgia em 1º de junho.
O que é uma pedra no rim?
Segundo o urologista Dr. Fabio Vicentini, o cálculo renal é formado dentro dos rins e depende de uma concentração alta de cristais na urina. A sua principal causa é a pouca ingestão de água, o que deixa a urina muito concentrada.
Além disso, ingerir comidas com muito sal e proteínas também pode aumentar as chances de desenvolver a doença. Surpreendentemente, enquanto pacientes com grandes cálculos podem não sentir nada, pequenos cálculos podem provocar muita dor.
* Texto sob supervisão de Lilian Coelho