Ranil Wickremesinghe venceu uma votação parlamentar nesta quarta-feira (20) e ocupará o cargo de presidente do Sri Lanka. Ele substituirá Gotabaya Rajapaksa, que fugiu para o exterior após manifestantes invadirem sua residência.
O Sri Lanka vive uma grave crise econômica. “Agradeço ao parlamento por esta honra”, disse o presidente de 73 anos, após sua vitória ser anunciada. Wickremesinghe venceu com 134 votos, dentre os 225 membros. Seu principal rival, Dullas Alahapperuma, obteve 82 votos.
Ele assumiu o cargo de primeiro-ministro do país em maio, depois que o irmão mais velho do ex-presidente, Mahinda Rajapaksa, deixou o cargo após confrontos entre manifestantes. Wickremesinghe já concorreu à presidência duas vezes, mas sem sucesso. Ele possui experiência em cargos de alto escalão e possui o apelido de “raposa”, por sua astuta reputação, indicando esperteza.
A vitória de Wickremesinghe no parlamento veio após ele garantir o apoio de muitos integrantes do principal partido do país, o Sri Lanka Podujana Peramuna (SLPP). Além disso, recentemente, ele negociou com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a fim de combater a crise econômica do país.
Primeiro-ministro Wickremesinghe é eleito presidente do Sri Lanka
O presidente eleito, que espera
tomar posse nesta quarta-feira (20/7), completará o mandato de Rajapaksa, que termina em novembro de 2024.https://t.co/Pt3e14Om1r pic.twitter.com/Ey839IFVEV— Correio Braziliense (@correio) July 20, 2022