Desistiu do governo

Presidente do Sri Lanka anuncia que irá renunciar ao cargo

O palácio presidencial foi invadido por milhares de pessoas, neste sábado (9), alcançando o ponto mais alto da série de protestos que estavam acontecendo.

Presidente do Sri Lanka anuncia que irá renunciar ao cargo
Gotabaya Rajapaksa, presidente do Sri Lanka (Crédito: Pool / Base de fotógrafos)

Após uma onda de protestos, o presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, afirmou nesta segunda-feira (11) que irá renunciar ao cargo. De acordo com os membros do governo, o atual presidente deixará a posição na quarta-feira (13), junto com todo o seu gabinete. 

Publicidade

Os manifestantes vêm pedindo há semanas para que Rajapaksa renuncie. Os protestos são contra o preço alto de remédios e alimentos. Depois de semanas ocupando as ruas do país e queimando prédios públicos, como forma de reivindicação, eles conseguiram fazer com que o presidente do Sri Lanka desistisse do governo. Ainda não é certo que as manifestações irão parar após a decisão de Rajapaksa. 

O palácio presidencial foi invadido por milhares de pessoas, neste sábado (9), alcançando o ponto mais alto da série de protestos que estavam acontecendo. Segundo a informação divulgada pelo Ministério da Defesa, Rajapaksa tinha fugido de casa antes da invasão, acompanhado por uma unidade militar e transferido para um lugar seguro. 

Para garantir a continuação do Governo, incluindo a segurança de todos os cidadãos, aceito hoje a melhor recomendação dos Líderes do Partido, para dar lugar a um Governo de Todos os Partidos. Para facilitar isso, vou renunciar ao cargo de primeiro-ministro“.

Publicidade