Neste sábado (09), centenas de manifestantes invadiram a residência oficial do presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, em Colombo. Os manifestantes, diante de uma forte crise econômica, pedem a renúncia do chefe de Estado.
O país encara manifestações públicas há meses, portanto o presidente não estava no local quando a casa foi invadida, como esclarecido por fontes do Ministério da Defesa do Sri Lanka. No local, policiais e seguranças ainda tentaram impedir a entrada dos manifestantes, mas não conseguiram devido ao grande número de pessoas envolvidas.
O primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe convocou uma reunião de emergência com os líderes do partido para debaterem uma solução rápida para a situação. Assim como Gotabaya, Ranil também está em local seguro para evitar qualquer tipo de atentado.
Transmissões ao vivo pelo Facebook registraram centenas de manifestantes envoltos em bandeiras e gritando palavras de ordem contra o presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa. Em um vídeo veiculado no Twitter, é possível observar manifestantes na piscina da residência oficial. Como informa a imprensa local, pelo menos 39 pessoas ficaram feridas e foram hospitalizadas durante os protestos, que já duram há meses.
Sri Lanka… the insurrection is complete with a swim in the presidential pool pic.twitter.com/ZcA7XN53cu
— Pelham (@Resist_05) July 9, 2022