COMBATE AO CORONAVÍRUS

Saúde recebe doses de antiviral para tratamento contra a Covid-19

As 50 mil doses do medicamento são produzidas pela Pfizer.

saude-recebe-doses-de-antiviral-para-tratamento-contra-a-covid-19
Os 50 mil antivirais do primeiro lote foram recebidos pelo SUS em 2022 (Crédito: Joe Raedle/Getty Images)

O Ministério da Saúde recebeu o segundo lote com 50 mil doses de antiviral para o tratamento contra a covid-19. O medicamento produzido pela Pfizer é formado pelos comprimidos nirmatrelvir e ritonavir.

Publicidade

Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição é feita após a solicitação dos estados e Distrito Federal. Os 50 mil antivirais do primeiro lote foram recebidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no ano passado e já foram distribuídos.

Esse é o primeiro tratamento incorporado ao SUS para pacientes com 18 anos de idade ou mais, com diagnóstico confirmado de covid-19, com sintomas leves a moderados, que têm alto risco de complicações pela doença (imunocomprometidos) e que não requerem oxigênio suplementar.

Para pacientes com 65 anos de idade ou mais, ele deve ser administrado em até 5 dias do início dos sintomas. A indicação do tratamento independe do status vacinal.

O Ministério da Saúde reforça que o medicamento não previne a doença e a melhor forma de evitá-la é por meio da vacinação, inclusive com as doses de reforço. Procure a unidade de saúde mais próxima e complemente a imunização”, alertou a pasta.

Publicidade

CAPITAIS SUSPENDEM VACINAÇÃO INFANTIL POR FALTA DE DOSES

Um levantamento feito pelo portal UOL aponta que pelo menos 13 capitais estão com a vacinação suspensa de imunizantes contra a Covid-19 para alguma faixa etária infantil, ou para todas, por falta de doses. Estão na lista: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA), Teresina (PI) e Vitória (ES).

O Ministério da Saúde afirmou que enviou novos lotes de imunizantes na segunda-feira (16).

Publicidade

Algumas capitais em situação mais grave suspenderam a aplicação do imunizante para crianças de 6 meses a 11 anos. São eles: Belém (PA), Goiânia (GO), Teresina (PI) e Vitória (ES). Com exceção da capital do Pará, as outras três têm vacina apenas para as crianças que já tomaram a primeira dose.

 

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.