Combate ao coronavírus

Ao menos 13 capitais suspendem vacinação infantil por falta de doses

O Ministério da Saúde afirmou que enviou novos lotes de imunizantes contra a Covid-19 na segunda-feira (16).

ao-menos-13-capitais-suspendem-vacinacao-infantil-por-falta-de-doses
Imunizante (Crédito: Fiona Goodall/Getty Images)

Um levantamento feito pelo portal UOL aponta que pelo menos 13 capitais estão com a vacinação suspensa de imunizantes contra a Covid-19 para alguma faixa etária infantil, ou para todas, por falta de doses. Estão na lista: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA), Teresina (PI) e Vitória (ES) 

Publicidade

O Ministério da Saúde afirmou que enviou novos lotes de imunizantes na segunda-feira (16).

Algumas capitais em situação mais grave suspenderam a aplicação do imunizante para crianças de 6 meses a 11 anos. São eles: Belém (PA), Goiânia (GO), Teresina (PI) e Vitória (ES). Com exceção da capital do Pará, as outras três têm vacina apenas para as crianças que já tomaram a primeira dose.

Sete municípios não retornaram os questionamentos do UOL. 

Doses pediátricas

Na primeira semana do governo, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, disse que a pasta tentava negociar receber doses da Pfizer até o fim deste mês. 

Publicidade

“Recebemos o ministério com desabastecimento de vacinas infantis. Entramos em contato com a Pfizer e vamos resolver o problema da entrega até o fim de janeiro”, disse.

Dados do ministério mostram que há cerca de 3,2 milhões de doses para crianças de 6 meses a 4 anos pendentes de entrega. Quanto ao público de 5 a 11 anos, há previsão de pouco mais de 4 milhões de doses pendentes e que também terão prazo de entrega renegociado. O fornecimento para público acima de 12 anos está em dia.

A pasta segue em diálogo com o laboratório para antecipar a entrega. A prioridade é normalizar o fluxo de distribuição e aumentar as coberturas vacinais para garantir a proteção de toda a população.”

Publicidade

 

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.