condição patológica

Tocofobia: o quanto é normal ter medo de engravidar?

A tocofobia, um medo excessivo relacionado à gravidez ou ao parto, atrapalha a saúde sexual e bem-estar de milhares de mulheres

A tocofobia atinge 62% das mulheres, segundo um levantamento publicado na revista Evolution, Medicine e Public Health.
Tocofobia: O quanto é normal ter medo de engravidar? Foto: Pexels

Bruna* foi criada em um lar religioso onde sexo sempre foi tabu. Quando perguntava sobre relações aos seus pais, ouvia que esse era um assunto proibido, um tema que apenas adultos poderiam conversar a respeito. E dessa forma cresceu sem nenhuma instrução e muitas dúvidas. 

Publicidade

Ao decorrer da infância, a jovem, que hoje tem 25 anos, ouviu diversas histórias sobre mulheres que engravidaram das formas mais inusitadas possíveis. “Cresci ouvindo que não podia me enxugar com toalha de homem porque eu engravidaria. Que uma conhecida havia engravidado virgem porque sentou no ônibus e o assento estava sujo de sêmen, e ela usava vestido curto”, relembrou. 

A combinação dos “relatos” com a falta de informação desenvolveu em Bruna um medo grande de cometer algum deslize e, sem perceber, ficar grávida. Uma paranoia de ter um filho mesmo sem ter relações sexuais consumiu a cabeça da jovem, e a situação piorou ainda mais quando ela acessou a internet: “Muitas pessoas veem o medo e o receio alheio e usam disso para ganhar views. E a internet tem muito disso, é um mundo de muito sensacionalismo”, diz.

Bruna evitava usar toalhas de parentes ou conhecidos e constantemente olhava para a sua barriga com medo de existir um feto lá dentro. “Vale ressaltar que ainda sou virgem, nunca tive nenhum tipo de contato sexual com outra pessoa, nem sequer beijei alguém, e ficava morrendo de medo de engravidar”, relata a jovem.

Do que se trata o medo de Bruna? Conhecendo a tocofobia

Por mais atípico que pareça, esse medo irreal de engravidar é comum, e tem nome. A tocofobia atinge 62% das mulheres, segundo um levantamento publicado na revista Evolution, Medicine e Public Health. Quase 2 mil mulheres foram entrevistadas e demonstraram os sintomas ligados ao Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e até mesmo depressão.

Publicidade

“Mas esse é o lance da tocofobia, é algo irracional. Você não pensa, você só sente aquele medo e não sabe exatamente de onde está vindo, o porquê de estar sentindo aquilo, e começa a criar paranoias na sua cabeça e ver coisa onde não existe”, desabafa Bruna. 

O termo tocofobia vem de origem grega, onde tocos significa parto. “É uma condição patológica que exerce um medo excessivo diante da ideia, ou da possibilidade real da gravidez, ou de um parto”, define Renata Santana, psicóloga clínica.  

Segundo a psicologa, a tocofobia pode ser divida em duas: a primária e secundária. O primeiro tipo de tocofobia costuma acontecer durante a adolescência, quando se inicia o ciclo reprodutivo, após a primeira menstruação. As mudanças no corpo, que agora pode engravidar, causam os primeiros casos de tocofobia em jovens.  

Publicidade

A tocofobia secundária advêm de experiências traumáticas na vida sexual, seja em situações que causaram forte incomodo para a pessoa, ou até um resquício de uma gravidez, ou parto, que tenha gerado um abalo. 

“Os sintomas que podem ser destacados quando nos referimos a tocofobia são o medo e a esquiva de cenários relacionados ao tema”, explica Renata. Além disso, uma pessoa que sofre de tocofobia também pode ser afetada por descontrole emocional, crises de ansiedade, apetite reduzido ou aumentado, entre outros sintomas que acarretam desconfortos no dia a dia. 

“A pessoa que apresenta tal transtorno pode desenvolver dificuldades com a sua sexualidade, e quando se expõe a alguma situação que representa risco, mesmo que irracional, apresenta alterações comportamentais”, descreve a psicologa. Ela ainda acentua que a pessoa que sofre de tocofobia pode ter respostas exageradas para uma possível exposição sexual, como o uso excessivo de métodos contraceptivos e testes de gravidez.

Publicidade

*nome fictício para manter o sigilo da entrevistada.

O post Tocofobia: o quanto é normal ter medo de engravidar? apareceu primeiro em Bons Fluidos.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.