boletim oficial

Todos os bairros de SP enfrentam epidemia de dengue; saiba os mais atingidos

Entre a última segunda-feira (21) e a última sexta-feira (28), a capital paulista registrou quase 40 mil novas incidências da arbovirose

Com a inclusão dos bairros Jardim Paulista e Moema na lista de epidemia de dengue, a cidade inteira de São Paulo está em nível epidemiológico, diz relatório da Secretaria Municipal de Saúde. Os dois bairros anteriormente citados eram os únicos com menos de 300 casos por 100 mil habitantes.
Mais 600 mil vacinas serão enviadas ao estado – Crédito: Canva

Com a inclusão dos bairros Jardim Paulista e Moema na lista de epidemia de dengue, a cidade inteira de São Paulo está em nível epidemiológico, diz relatório da Secretaria Municipal de Saúde. Os dois bairros anteriormente citados eram os únicos com menos de 300 casos por 100 mil habitantes.

Publicidade

Entre a última segunda-feira (21) e a última sexta-feira (28), a capital paulista registrou quase 40 mil novas incidências da arbovirose. O último boletim semanal divulgado pelo órgão totalizou 220.029 casos de dengue, 21,5% a mais do que os números da semana anterior.

“A gente não pode baixar a guarda. Infelizmente chegamos a esse ponto dos 96 distritos colocados. A tendência agora é cair, mas, mesmo assim, ainda é um momento bastante crítico”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes em evento de sua agenda na Zona Sul.

Número de casos

Em valores absolutos, Itaquera é a macrorregião com a maior incidência, registrando 9.740 casos, seguida de Itaim Paulista, com 7.920 casos, e Jardim Ângela, no extremo sul, que registra 6.642.

Entretanto, quando se leva a proporcionalidade em conta, o bairro de Vila Jaguara, na Zona Oeste da cidade, ocupa o topo da lista, registrando 10.598,1 casos a cada 100 mil pessoas, com moradores afirmando que “a comunidade inteira já pegou dengue”. Em seguida, São Miguel, bairro da Zona Leste, tem 7.039,2 casos a cada 100 mil habitantes. O terceiro maior número pertence a São Domingos, com 4.569,6 a cada 100 mil.

Publicidade

A Secretaria de Saúde constata que há 105 mortes na cidade atreladas à dengue. No estado, o número já chegou a 465, com outros 705 sendo investigados. Os casos em todos os municípios de São Paulo já atingem 806.110, sendo outros quase 1 milhão considerados prováveis.

Vacinação contra a dengue em SP

A capital não aderiu à nova campanha do Ministério da Saúde, que sugeriu a ampliação da faixa etária (de 4 a 59 anos) de cobertura para cidades e estados com doses que vencem em 30 de abril. Segundo dados do órgão municipal, apenas 720 vacinas encaixam-se no prazo. Com isso, a cobertura vacinal continua para crianças entre 10 e 14 anos.

Publicidade

No estado, cinco cidades adotaram as novas medidas: Guararema, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Santa Isabel.

Na última quinta-feira (25), o Ministério da Saúde confirmou o envio de 628.523 doses de vacina para 214 municípios paulistas. Ao todo, 986.548 imunizantes serão distribuídos para 625 novos municípios em todo o país.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.