Três doses da vacina Pfizer neutralizam a nova variante Ômicron, segundo estudos preliminares. Segundo a Pfizer e a BioNTech o resultado obtido um mês após a terceira dose é comparável ao observado após duas doses contra a cepa original.
Os fabricantes explicaram que duas doses da vacina resultam em anticorpos neutralizantes mais baixos para combater a nova variante da Covid-19, mas que uma terceira dose aumenta os anticorpos em 25 vezes.
As empresas alertam que, mesmo com a queda dos anticorpos neutralizantes com as duas doses, a vacina não deixa de proteger formas graves da doença. Segundo dados do Ministério da Saúde, a Pfizer é a segunda vacina mais aplicada no Brasil, com 33,5% das doses administradas.
De acordo com o G1, Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer afirmou “Embora duas doses da vacina ainda possam oferecer proteção contra forma grave causada pela cepa ômicron, a partir desses dados preliminares está claro que a proteção é melhorada com uma terceira dose”.
As pesquisas em busca de mais dados e informações continuarão.
‼️ Chegou o #SaúdeNews de hoje! A MAIOR campanha de vacinação do País segue aceleraada! Se você ainda não completou o ciclo vacinal, corre que ainda dá tempo. ✅ Quase 80% da população já está totalmente imunizada. VACINE JÁ!
— Ministério da Saúde (@minsaude) December 7, 2021
▶️ Solta o PLAY! https://t.co/59Wj18poxd pic.twitter.com/TZyMvxGSCr