O açaí é um alimento muito nutritivo para nós, humanos. Graças à teobromina, ele atinge o nosso sistema nervoso central e induz a produção de serotonina pelo hipotálamo, dando a sensação de bem-estar momentâneo. O elemento também gera o aumento da frequência cardíaca e aquele efeito que chamamos de termogênico, que é a aceleração do metabolismo. Porém, no nosso organismo, o fígado digere a substância, diferente do sistema canino. Sendo assim, cachorros não podem comer açaí. Entenda mais:
Substância tóxica
A fruta acaba sendo tóxica para os peludinhos e a ingestão dela pode acarretar em diversas consequências. Alguns exemplos são a hipertensão, taquicardia, dificuldade de respirar e tremores. Os sintomas variam entre vômito, diarreia, incontinência urinária e até coma. Quem corre o maior perigo é o cão de porte pequeno, pois a intoxicação tende a ser maior.
O que fazer se o cachorro comer açaí?
Independente da quantidade que seu cachorro ingerir de açaí, o melhor a fazer é ir ao veterinário o quanto antes. Lá, ele induzirá o seu cachorro ao vômito ou até mesmo decidir que uma lavagem gástrica será necessária, assim, a absorção da substância será menor. O tratamento também conta com suporte para os sintomas, como fluidoterapia, que irá repor os eletrólitos, e medicar com remédios para o controle cardíaco.
Outros alimentos
Abaixo, separamos sete alimentos que os cachorros não podem comer e que talvez você não saiba ainda. Confira:
- Abacate: por causa da susbtância persina, eles podem ter problemas intestinais, vômitos e diarreia.
- Leite: este líquido pode resultar em diarreia e problemas digestivos, pois os cães não possuem a lactase, que é uma enzima responsável por digerir a lactose.
- Uvas: as uvas comuns e passas fazem mal para o animal pois gera insuficiência renal
- Alho, cebola e cebolinha: procure um veterinário caso o cachorro comer um desses ingredientes sem querer, pois provocam vômitos, anemias, sangue na urina, fraqueza, respiração ofegante e frequência cardíaca elevada.
- Tomate: a parte verde da fruta está proibida, pois há um elemento químico chamado solanina, que faz com que o bichinho tenha perda de apetite, diarreia, fraqueza, pupilas dilatadas, distúrbios gastrointestinais e hipersalivação.
*Matéria originalmente publicada por Bons Fluídos.