Uma escavação realizada nas ruínas da antiga cidade de Assos, situada na Turquia, revelou um curioso tridente de ferro que é datado do período entre 1.700 e 1.800 anos atrás.
O artefato, que é chamado de “Nymphaion”, foi devidamente limpo e restaurado por especialistas da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Çanakkale Onsekiz, que foi responsável pela missão arqueológica.
Segundo repercutido pelo Today Istanbul, a equipe acredita que o tridente tenha sido usado para a prática da pesca, servindo para empalar peixes grandes. Outro detalhe relevante sobre o achado é que, como ele é de ferro, é impressionante que tenha sobrevivido por tanto tempo sem se desfazer devido à corrosão da ferrugem:
“É a primeira vez que encontramos esse tipo de material em Assos. Porque, como se sabe, os materiais destruídos mais rapidamente nas cidades antigas são ferramentas e equipamentos feitos de ferro. No entanto, este tridente encontrado nesta estrutura é um exemplo importante por ter sido encontrado quase totalmente intacto. Este é um exemplo importante”, explicou Nurettin Arslan, que chefiou a escavação.
Vale acrescentar que, durante a mesma missão arqueológica, também foram trazidas à superfície diversas relíquias que remontam à Roma antiga.
Pergunta em aberto
Infelizmente, até o momento não foi possível determinar em qual local do mundo antigo o arpão de ferro foi produzido, ainda de acordo com o Today Istanbul.
Isso pois, como o ferro era um metal comum, ele poderia ter sido fundido por muitas civilizações diferentes. Por outro lado, a cidade de Assos possui um histórico importante na criação de artefatos de ferro, de forma que o tridente pode ter sido produzido ali mesmo.