internet super-rápida

5G será ativado em Brasília na quarta (6), diz conselheiro da Anatel

Informação é do coordenador do Gaispi, grupo responsável pela implantação do 5G no Brasil.

5g-sera-ativado-em-brasilia-na-quarta-6-diz-conselheiro-da-anatel
(Créditos:Mario Tama/Getty Images)

A mais nova geração de internet móvel, o 5G, será ativado em Brasília na próxima quarta-feira (6), disse o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, nesta segunda-feira (4). As informações são do portal g1.

Publicidade

Moisés é presidente e coordenador do Gaispi, grupo responsável pela implantação do 5G na faixa de 3,5 gigahertz, a principal leiloada em novembro do ano passado.

Segundo o conselheiro, o Gaispi terá uma reunião extraordinária nesta segunda-feira (4), às 17h, e na pauta estará a liberação para ativação do sinal do 5G em Brasília. Com isso, a capital federal será a primeira cidade do país a contar com a tecnologia.

O conselheiro ainda disse que “a EAF [entidade administradora de faixa] implantou todos os filtros necessários, fez testes o fim de semana todo, está tudo certo. Será aprovado, não há motivo para não aprovar”. 

Inicialmente, todas as capitais deveriam ter o 5G funcionando até 31 de julho, mas, devido a dificuldades logísticas para importação de equipamentos, o prazo foi estendido para 29 de setembro.

Publicidade

Brasília, porém, exigiu uma menor quantidade de equipamentos em comparação às demais cidades.