A Agência Espacial Europeia (ESA) fez um anúncio sobre a aproximação de dois asteroides perto da Terra. A informação, apesar de tranquilizadora a princípio, pois não existem riscos iminentes de colisão, destaca uma preocupação latente: a capacidade atual de detectarmos esses objetos espaciais a tempo.
Identificado em 17 de outubro de 2011, o asteroide “(415029) 2011 UL21” será o primeiro a passar próximo ao nosso planeta. Ele, que possui diâmetro de 2.310 metros, estará mais perto de nós na próxima quinta-feira (27), a 6,6 milhões de quilômetros da superfície terrestre.
O segundo asteroide, “2024 MK”, será visível neste domingo (29), e foi descoberto recentemente, em 16 de junho. Estima-se que tenha entre 120 e 260 metros de diâmetro e deve passar a 290 mil quilômetros da superfície terrestre, cerca de 75% da distância até a Lua. Será possível observar este asteroide com um pequeno telescópio.
O asteroide 2011 UL21, conhecido por sua órbita bastante inclinada, revela peculiaridades sobre como interações gravitacionais com grandes planetas podem alterar trajetórias de NEOs (Objetos Próximos à Terra).
.@AsteroidDay announces the 9th #AsteroidDay, with two major events in Luxembourg at the weekend: The Asteroid Day Lecture on 28 June and the Asteroid Day Festival on 29 June 2024. https://t.co/jst8zu0iNG
— European Space Agency (@esa) June 24, 2024
Qual a importância dos avanços na detecção de objetos próximos à Terra?
NEOs são corpos celestes cujas órbitas os aproximam até 45 milhões de quilômetros de nossa órbita. É crucial enfatizar que, apesar de uma distância que parece segura, qualquer desvio ocasionado por influências gravitacionais pode trazer esses objetos para mais perto do que gostaríamos.
Descobertas e riscos dos asteroides próximos
O recentemente identificado asteroide 2024 MK é outro exemplo crítico desta discussão. Descoberto este ano, o corpo de dimensão considerável passará a somente 290 mil quilômetros de nós. Para efeitos de comparação, esta distância equivale a cerca de 75% do espaço que nos separa da Lua, uma proximidade alarmante se considerarmos os danos potenciais em uma eventual colisão.
- Diâmetro: 2.310 metros
- Data de aproximação máxima: Quinta-feira, 27 de junho de 2024
- Distância da Terra: 6,6 milhões de quilômetros
- Características: Órbita fortemente inclinada