inovação

Inteligência artificial é utilizada no meio jurídico para otimizar tarefas

Um exemplo recente é a ferramenta para automatizar tarefas administrativas através da Interface de Programação de Aplicação da Open AI

regras-inteligência-artificial
Entenda regras do TSE para uso de inteligência artificial nas eleições – Crédito: Canva Foto

O uso de inovações tecnológicas – como a inteligência artificial – está se tornando mais comum no meio jurídico, a fim de otimizar demandas e gerar novas oportunidades de negócios. Um exemplo recente é a ferramenta para automatizar tarefas administrativas através da Interface de Programação de Aplicação (API, na sigla em inglês) da Open AI.

Publicidade

Com acesso direto a esta tecnologia de inteligência artificial (IA) generativa, conseguimos gerar valor nas entregas jurídicas em todas as frentes do escritório, como contencioso, contratos e consultivo, automatizando tarefas, acelerando análises de documentos, permitindo aos advogados que atuem com mais velocidade, assertividade, qualidade e focados nos resultados estratégicos dos clientes”, explica Gustavo Coelho, Head de Tecnologia, Inovação e Legal Ops do PG Advogados, escritório de São Paulo que criou a ferramenta.

O especialista afirma que esse recurso baseado nas últimas versões do GPT da Open AI está pronto para ajudar os profissionais a aprofundarem suas análises e atuarem de forma mais estratégica, utilizando os conhecimentos e as informações que a tecnologia proporciona, além de automatizar os processos que mais demandam no escritório.

Uma das atividades que está sendo apoiada por esta tecnologia é a leitura inicial de novos processos pelos advogados. Realizando manualmente, o profissional levaria cerca de 100 minutos diários para concluí-la. Agora, existe a expectativa de economizar 2 mil minutos mensais desses advogados que podem, então, desempenhar tarefas mais estratégicas, aumentando a eficiência operacional do escritório em até 500%.

A nossa expectativa é, de fato, garantir mais agilidade, segurança e estratégia aos processos, mas o foco central é eficiência, assertividade e qualidade, permitindo que nossos advogados atuem com visão estratégica para entregar aos clientes insights e informações estruturadas que façam sentido aos negócios deles”, detalha Coelho.

Publicidade

A nova ferramenta foi incorporada ao Brainlaw, sistema de gestão de processos do PG Advogados que soma quatro anos de operações no mercado e já apresenta bons resultados. A iniciativa é mais um projeto da unidade de negócios do escritório denominada Legal Everyday Optimization (LEO), que unifica as equipes de Inovação, Tecnologia e Legal Ops para entregar soluções modernas e consistentes aos clientes, a fim de otimizar as tarefas do mundo jurídico.

Os departamentos jurídicos enfrentam uma das maiores transformações das últimas décadas, bastante impulsionada pela digitalização e busca constante por eficiência e novas tecnologias. Nesse contexto, é preciso ser cada vez mais ágil e eficiente para se manter competitivo, pró-business e gerando valor para seus negócios, e é isso que fazemos. Esse é o começo de uma série de produtos que serão lançados no decorrer do ano envolvendo IA generativa”, conclui Gustavo Maganha, Gestor de Tecnologia & Inovação do PG Advogados.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.