
O novo caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou a Santa Catarina pelo Porto de Navegantes, no Litoral Norte do estado. Fabricada pela empresa sueca Saab, a aeronave supersônica foi transportada até o aeroporto da cidade em um esquema de segurança na madrugada de quarta-feira (13).
Após 16 anos de projeto, o avião vai integrar o 1º Grupo de Defesa Aérea, esquadrão responsável pela implantação do modelo no Brasil. Ela é uma aeronave multimissão, com funções de patrulha (ar-ar), ataque (ar-terra) e ainda com capacidade de operações contra alvos marítimos (ar-mar).
O caça embarcou no Porto de Norrkoping, na Suécia, no navio MV Florijngracht. Após a viagem, ele foi descarregado no berço 2 do Portonave. A operação foi divulgada nesta quinta-feira (14).
Conheça o novo caça da FAB
Ele tem envergadura de 8,6 metros, atinge velocidade máxima de 2,4 mil km/h, chega a voar acima de 16 mil metros de altitude e é usado por forças aéreas em todo o mundo.
Uma comparação elaborada pela reportagem do jornal O Globo verificou que a uma velocidade média de 2.100 km/h, por exemplo, ele é capaz de percorrer a distância de 365 quilômetros entre as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo em apenas 12 minutos.
Além de ser equipado com radares e sensores avançados, o caça tem sistema inteligente de detecção de alvos, o que a torna a mais moderna aeronave em operação na América Latina.
O trabalho dentro do porto reuniu dezenas de funcionários, que fizeram içamento do caça e o retiraram de dentro do navio.
*sob supervisão de Camila Godoi