Elon Musk compartilhou em sua conta no X nesta quarta-feira (31), um novo vídeo de um dos projetos robóticos mais recentes da Tesla. Na publicação é possível ver o Optimus Gen 2, um o robô humanoide, andando por uma sala repleta de técnicos. No entanto, na legenda da postagem, o bilionário escreveu: “Indo dar um passeio com o Optimus”.
Ver essa foto no Instagram
Conhecido também como Optimus Bot 2.0, as pessoas poderão usá-lo em vários ambientes e serviços, como as áreas de construção, saúde, manufatura e entretenimento. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2021 pela divisão de robôs da Tesla e até agora o Optimus vem apresentando resultados satisfatórios.
O dono da Tesla e do X esclareceu na postagem que o robô “ainda não consegue fazer isto de forma autônoma, mas certamente conseguirá fazê-lo de forma totalmente autônoma e num ambiente arbitrário (não vai precisar de uma mesa fixa com uma caixa que tenha apenas uma camiseta)”.
O humanoide metálico faz parte da divisão robótica da Tesla e foi construído a partir de uma abordagem que prega “inteligência artificial antes de tudo”. Isso quer dizer que o sistema de IA do aparelho vem primeiro, chegando à parte de hardware depois. Segundo os especialistas, é a única maneira de fazer um robô bípede que se movimenta sozinho.
A princípio, Musk apresentou o robô humanoide da Tesla em 2022, mas o robô apenas subiu no palco e acenou para a plateia. Na ocasião, o bilionário lembrou que a equipe estava apenas na primeira versão da máquina e que ainda fariam melhorias
Melhorias feitas no robô humanoide
Um dos engenheiros da Tesla que trabalha com o Optimus — também chamado de Tesla Bot — descreveu as melhorias feitas ao longo do ano de 2023.
“Passamos de um protótipo exploratório (Bumblebee/cee) para uma plataforma mais estável projetada pela Tesla (Optimus Gen-1). Melhoramos nossa locomoção, andando frequentemente fora do pórtico sem quedas e com uma marcha mais rápida e cada vez mais humana. Construímos um sistema de teleoperação de baixíssima latência e alta fidelidade, usado para coletar dados de treinamento de IA do bot que imita humanos executando determinadas tarefas”, publicou o engenheiro Milan Kovac.
“Projetamos, treinamos e implantamos algumas das primeiras redes neurais de ponta a ponta para robôs humanoides já vistas para executar tarefas de forma autônoma que exigem controle coordenado do torso, braços e mãos cheias de dedos humanoides. Projetamos e construímos mais uma versão atualizada do robô (Optimus Gen-2), adicionando um pescoço articulado, mãos renovadas com sensor tátil e uma integração mais estreita de chicotes, atuadores e eletrônicos”, acrescentou.
* Sob supervisão de Lilian Coelho