open finance

PIX por aproximação: tecnologia deve ser incorporada em fevereiro de 2025

BC publicará regras de uso ainda em julho deste ano; iniciativa tem como objetivo facilitar pagamentos e incluir mais instituições no sistema open finance

pix
Pix por aproximação deve estar disponível em fevereiro de 2025, segundo BC – Créditos: Canva

O Banco Central do Brasil (BC) e o Conselho Monetário Nacional anunciaram que irão criar novas regras no  sistema Open Finance para permitir pagamento por aproximação via PIX. De acordo com o comunicado feito nesta quinta-feira (4), a tecnologia deve estar disponível a partir de fevereiro de 2025.

Publicidade

Até o final de julho, as instituições pretendem fazer a regulamentação específica para Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR). A previsão é que os testes sejam realizados em novembro e o lançamento aconteça até 28 de fevereiro de 2024.

No fim deste mês, o BC deve publicar normas em versão mais detalhada de como as instituições financeiras devem oferecer os serviços. Em novembro, portanto, as instituições já deverão estar testando as funcionalidades, de modo a garantir a segurança das operações.

PIX por aproximação

Janaína Pimenta Attie, chefe de subunidade do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), afirmou ao G1 que o usuário poderá acessar os recursos depois de fazer um cadastro em uma instituição que esteja no sistema Open Finance.

A primeira etapa do cronograma, ao final de julho, trará especificidades em relação às responsabilidades de cada instituição financeira que aderir ao novo processo de pagamento. O BC ainda deve publicar requisitos de obrigação de participação e detalhes sobre o fluxo de segurança.

Publicidade

“O que precisa ser testado é esse novo modelo, justamente para garantir uma experiência fluída para os clientes quando for lançado em fevereiro”, disse a executiva. De acordo com ela, um dos novos pilares da funcionalidade foi a criação de protocolos entre as instituições financeiras para assegurar segurança nas transações.

As novas regras

O objetivo do conjunto de regras é facilitar o pagamento com PIX, além de ampliar a quantidade de instituições no Open Finance. O PIX por aproximação, por exemplo, pretende diminuir as etapas de pagamento em plataformas online através da disponibilização do PIX nas carteiras digitais.

A mudança abrirá espaço para a realização de pagamentos por aproximação com o PIX, permitindo que o usuário realize a transação sem a necessidade de acessar o aplicativo de sua instituição financeira”, escreveu o BC em nota.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.