Família Real

Bodas de linho: Relembre como o Príncipe William e Kate Middleton se conheceram

O casal se conheceu ainda na universidade, em 2001, quando residiam na mesma moradia estudantil. Boatos dizem que a mãe de Kate teria arquitetado minuciosamente para que a filha subisse ao altar com o príncipe

Kate
Kate Middleton e Príncipe William celebram 13 anos de casados – Crédito: Getty Images

Em meio a anúncios e polêmicas envolvendo a família real, Kate Middleton e Principe William tiraram um tempo para celebrar seus 13 anos de casados, as bodas de linho. Nesta segunda-feira (29), o casal real compartilhou em suas redes sociais uma imagem inédita do grande dia. “13 anos atrás hoje!”, escreveram.

Publicidade

O casamento de William e Kate foi celebrado na Abadia de Westminster, em 2011, e exibido mundialmente. Só no Reino Unido cerca de 37 milhões de pessoas acompanharam o evento pela TV.

Como William e Kate se conheceram?

Antes de se tornarem o casal que todos amam, ambos se conheceram em 2001, enquanto estudavam na Universidade de St. Andrews, na Escócia, e inicialmente eram apenas amigos que residiam na mesma moradia estudantil. Porém, começaram a namorar apenas em 2003, na época do Natal, depois que ela participou de um desfile de moda beneficente da universidade usando um vestido transparente que, como diz a conhecida história, chamou a atenção do jovem príncipe.

O casal conseguiu manter o relacionamento privado, após um acordo firmado entre o palácio e a imprensa enquanto o príncipe William era estudante. Mas o silêncio da mídia não durou, e Catherine chamou a atenção do público pela primeira vez depois que vários tabloides a retrataram ao lado do príncipe William e do então príncipe Charles na estação de esqui suíça de Klosters, em 2005.

Publicidade

Depois de se formar em história da arte em 2005, Kate trabalhou brevemente como compradora de acessórios para a rede britânica de moda feminina Jigsaw, continuando a namorar William em meio à atenção frenética da mídia, até que eles se separaram em 2007. A separação durou apenas alguns meses, no entanto, e eles anunciaram publicamente seu noivado em novembro de 2010. O anel de noivado de safira e diamante de Kate pertencia originalmente à Princesa Diana. Em 1987, após a morte de Diana, William e Harry fizeram um acordo, decidindo que o primeiro a casar ficaria com o anel de safira da mãe.

Coincidência ou destino?

Segundo o livro Endgame, de Omid Scobie, a mãe de Kate, Carole Middleton, teria arquitetado minuciosamente para que a filha subisse ao altar com o príncipe William, futuro rei do Reino Unido.

De acordo com Scobie, Kate Middleton foi preparada e posicionada para que pudesse cortejar o herdeiro do trono, William. Conforme revelou o autor, Carole “tomou medidas drásticas” a fim de garantir que a primogênita estivesse no “lugar certo e na hora certa” para encontrar o príncipe. A teoria foi exibida e confirmada inclusive na série da Netflix, “The Crown”.

Publicidade

A produção ainda lembra que, por coincidência ou não, Carole chegou a enviar Kate ao Chile, local em que William passou uma temporada dedicado aos trabalhos voluntários durante seu ano sabático pré-universidade. Após se conhecerem em St. Andrews, a empreitada em comum serviu para aproximar ainda mais os dois.

O casamento

Após o noivado, em 2010, a cobertura da mídia na época se concentrou na criação de Kate na classe média em Berkshire, sudeste da Inglaterra, na família Middleton e na jornada profissional de sua mãe Carole, de comissária de bordo a empreendedora de sucesso, tecendo uma narrativa de “conto de fadas” do primeiro plebeu em mais de 350 anos a se casar com um príncipe na linha direta de sucessão ao trono.

No grande dia, que foi transmitido mundialmente, Kate usou um vestido Alexander McQueen feito sob medida, completo com detalhes tão precisos que as costureiras tinham que substituir suas agulhas de costura a cada três horas, de acordo com a Vogue Britânica. A estilista, Sarah Burton, diz que o vestido foi uma colaboração 50/50 entre ela e a realeza, que se acredita ter sido inspirado no vestido que a falecida atriz Grace Kelly usou em seu casamento em 1956 com o príncipe Albert de Mônaco.

Publicidade

A tiara usada por Kate no grande dia pertenceu à Rainha Elizabeth II e foi emprestada para o dia do casamento real. Feita pelo designer de joias Cartier, foi um presente do Rei George VI para a Rainha Mãe, em 1936, quando ela ainda era Duquesa de York.

Cerca de 1.900 convidados compareceram à cerimônia, enquanto o público britânico teve um feriado extra para marcar a ocasião. Em todo o país, 24 milhões de telespectadores sintonizaram para assistir. A audiência nos Estados Unidos foi estimada em cerca de 22,8 milhões.

Durante os 13 anos de matrimônio, William e Kate deram as boas-vindas a três filhos e próximos herdeiros da coroa britânica: George, Charlotte e Louis.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.