O plano da General Motors de eletrificar totalmente a frota de veículos, avança em todas as frentes. Porém, surge a pergunta: o que acontecerá com aqueles veículos que foram comercializados no passado e possuem mecânica a combustão?
As alternativas não são muitas: podem se tornar modelos “não operacionais”, levados ao sucateamento ou adaptados a novas medidas, opção esta que exigiria a modificação desses modelos com propelentes totalmente elétricos.
Alinhada a essa ideia, a General Motors (GM) quer oferecer soluções para que seus clientes não tenham que se desfazer de veículos que atualmente não são eletrificados.
Para isso, estará disponível o Chevy Performance e Aftermarket, um pacote Electric Connect e Cruise eCrate para expansão da tecnologia elétrica para o mercado de reposição, para substituir o motor a combustão e apostar no sistema elétrico. Entre eles estão o E-10, uma versão do Blazer, o lendário Camaro e o único El Camino, entre outros. Este programa será lançado em 2022.
Outro conjunto será o GM Powered Solutions, que afetará os segmentos Marítimo, On-Highway, Off-Highway e Industrial da GM com componentes totalmente eletrificados.
O Equipamento de Apoio no Solo será outro dos sistemas utilizados e eletrificará os tratores de bagagem.
Finalmente, a propulsão marítima ajudará a eletrificação não apenas a se limitar a veículos terrestres, mas também a modelos aquáticos, como diferentes tipos de barcos.
*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina.