Xi Jinping, presidente da China telefonou nesta sexta-feira (25) para o líder da Rússia, Vladimir Putin, e pediu para que ele negocie com a Ucrânia para acalmar as tensões na região, de acordo com a emissora estatal China Central Television (CCTV).
Xi disse que Pequim vai decidir ainda sua posição sobre a invasão com a Ucrânia com base no mérito da questão, mas reiterou que a posição da China foi sempre respeitar a soberania e a integridade territorial de cada país.
De acordo ainda com a CCTV, Putin disse a Xi que a Rússia está disposta a realizar conversa de alto nível com a Ucrânia. Ele criticou os Estados unidos e a Organização do Tratado Atlântico norte (Otan) por ignorarem as preocupações de segurança do Kremlin.
Representantes do governo chinês, na quinta-feira (24), se recusaram a chamar o ataque à Ucrânia de “invasão” e criticaram os EUA por levaram tensões para região fornecendo armas para Kiev.
Quando questionado sobre o posicionamento de Pequim, a Hua Chuying, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, afirmou que o país não iria se apressar para chegar a uma conclusão sobre o que está havendo na Ucrânia, citando que o tema possui “antecedentes históricos muito complicados”.
AGORA: TV estatal diz que presidente da China, Xi Jinping, pediu que a Rússia resolva o conflito com a Ucrânia por meio do diálogo.
— Renato Souza (@reporterenato) February 25, 2022