O deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val, se filiou nesta terça-feira (29) ao partido União Brasil. A legenda, que é uma fusão do Democratas com o PSL, ainda não se manifestou sobre o cargo em que Arthur irá concorrer.
Arthur do Val foi desfiliado de seu antigo partido, o Podemos, em 8 de março, após a sigla abrir processo interno no Conselho de Ética por conta de áudios vazados sobre refugiadas ucranianas.
Por causa do escândalo, o parlamentar também foi alvo de 21 representações no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que abriu um processo disciplinar contra ele.
A partir da abertura do processo disciplinar por quebra de decoro parlamentar, o Conselho de Ética da Alesp vai definir nas próximas semanas a pena mais adequada para Arthur do Val no caso. A punição pode ir de simples advertência até a cassação definitiva do mandato.
O novo parlamentar do União Brasil entregou a defesa dele no processo na sexta-feira (25) e pediu que dez testemunhas de defesa sejam ouvidas pelo colegiado na terça-feira (5) no Conselho de Ética.
????????????️ Mamãe Voltei: Arthur do Val se filia ao União Brasil e deixa aberta a possibilidade de se candidatar a Deputado Federal no caso de escapar da cassação.https://t.co/NRj3SGIiZh
— Central Eleitoral (@CentralEleicoes) March 29, 2022