A pesquisa Ipec, divulgada nesta segunda-feira (5), apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 44% das intenções de voto para o primeiro turno. Em seguida, o presidente Jair Bolsonaro, com 31%.
Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8%, e Simone Tebet (MDB), com 4%. Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) têm 1%. Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram.
O primeiro turno das eleições deste ano está marcado para 2 de outubro. Além desses candidatos, Roberto Jefferson (PTB) apareceu na pesquisa e também não pontuou. No entanto, devido a condenações, ele teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Aqueles que não tem voto definido somam 5%. A proporção dos que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar é de 6%. Para realização da pesquisa, foram entrevistadas 2.512 pessoas, presencialmente, entre os dias 2 e 4 de agosto.
A margem de erro da pesquisa Ipec é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-00922/2022.
Pesquisa Ipec confirma tendência apontada no Datafolha: cenário estável e Bolsonaro estagnado. Boa notícia para Lula a 27 dias do primeiro turno. Pesquisa só não é melhor para o petista pelo leve crescimento de Ciro e Tebet, que podem forçar um segundo turno #oglobonaseleicoes
— Bernardo Mello Franco (@BernardoMF) September 6, 2022